A 2ª Divisão de Exército (2ª DE) realizará em Valinhos, entre os próximos dias 7 e 11 de maio, a 8ª edição do seu Exercício de Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (Exc GLO). Essa será a terceira vez que a ação será promovida na cidade. Durante o treinamento, homens do Exército Brasileiro efetuarão diversas simulações nas ruas, como patrulhamento ostensivo, abordagens de elementos suspeitos, pontos de bloqueio e controle de veículos, entre outras. Para a comunidade, terá apresentação da banda da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (1ª Bda AAAe) no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) "Adoniran Barbosa", exposição de material bélico e atendimento de saúde em frente ao Paço Municipal. A programação ainda inclui visita ao Recanto dos Velhinhos. Os acertos finais como datas e horários ainda estão sendo definidos.
Conforme informações Seção de Comunicação Social da 2ª DE, assim como nos exercícios anteriores, a rotina da população não será afetada diretamente.
Além de Valinhos, o exercício será realizado simultaneamente em outros dezoito municípios do interior paulista: Amparo, Bragança Paulista, Itatiba, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pedra Bela, Pinhalzinho, Serra Negra, Socorro, Tuiti, Vargem, Pedreira, Santo Antônio da Posse, Piracaia e Vinhedo.
Em Valinhos, dois locais serão usados para alojamento: a Defesa Civil, no bairro Bom Retiro, e os pavilhões do Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini". O exercício oferecerá atendimento médico básico e orientação de saúde bucal, em coordenação com a Prefeitura, bem como palestra sobre o ingresso no Exército e lazer para o público infantil em frente ao Paço Municipal.
O prefeito Marcos José da Silva destacou que a realização da operação na cidade é muito importante. "Estamos todos contentes pelo Exército estar novamente em nossa cidade para esse tipo de ação. Isso mostra que seu comando saiu satisfeito com o acolhimento ofertado pelos valinhenses quando estiveram aqui em 2007 e 2008. E, de nossa parte, é com grande orgulho que estamos recebendo mais uma vez o glorioso Exército Brasileiro em nossas terras para treinamentos. É sinal que Valinhos dispõe da estrutura necessária que eles precisam para seus exercícios", disse.