Uma das principais e mais movimentadas vias de Valinhos, a Avenida dos Esportes, registrou nas primeiras horas da manhã do último domingo, dia 1º de abril, um movimento diferenciado. Das 7 horas até o meio dia, cerca de 600 pessoas utilizaram uma das faixas da via, em um percurso de três quilômetros, que foi direcionada exclusivamente para a prática do ciclismo. Na ocasião, a Prefeitura inaugurou na avenida a ciclofaixa de lazer, reunindo cerca de mil pessoas, entre ciclistas e familiares. O município se tornou a quarta cidade do Estado de São Paulo a contar com esta opção de lazer, seguindo a capital paulista, Ribeirão Preto e Campinas. A ação idealizada pela administração municipal visa incentivar as pessoas a praticar mais esportes, além de valorizar o transporte não motorizado como uma alternativa saudável de deslocamento, contribuindo para maior mobilidade e acessibilidade.
O tempo ajudou, a manhã estava ensolarada e a temperatura agradável, o que contribuiu para atrair à avenida pessoas de todas as idades, inclusive, famílias inteiras, pai, mãe, filhos e avós. Até autoridades pedalaram pelo novo percurso, como o prefeito Marcos e os vereadores Scupenaro e Aguiar. Também participaram da cerimônia de inauguração da ciclofaixa, realizada no CACC (Centro de Artes, Comércio e Cultura) "Adoniran Barbosa", o vice-prefeito, engenheiro Moysés, o vereador Fábio Damasceno e a vereadora Dalva Berto. Após a primeira volta na ciclofaixa foram realizados sorteios de bicicletas e outros prêmios patrocinados por comerciantes da cidade, entre mais de 300 ciclistas inscritos.
Funcionamento
O percurso de três quilômetros compreende os dois sentidos da Avenida dos Esportes, entre o CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio) "Adoniran Barbosa" até a Rua Adhemar de Barros, na altura do Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini". A ciclofaixa está totalmente sinalizada por placas e pintura apropriadas, delimitando a faixa de veículos. Ela vai funcionar todos os domingos, das 7 horas da manhã ao meio dia, quando serão instalados cones e cavaletes no trajeto todo para reforçar a sinalização e segurança dos usuários. Ainda agentes de trânsito permanecerão nos cruzamentos para monitorar o fluxo de veículos e orientar quanto a rotas alternativas aos motoristas. Também haverá o apoio da Guarda Civil Municipal e de monitores treinados que vão auxiliar e prestar informações aos usuários em esquema de revezamento.
A ciclofaixa é um espaço para que os jovens, pais e seus filhos possam se divertir aos domingos. A novidade é restrita aos ciclistas, não podendo ser utilizadas por skatetistas ou patinadores.
Aprovação
O comerciante Luís Rodrigues acredita que a ciclofaixa de lazer da Avenida dos Esportes está aprovada e pode ser considerada como um grande sucesso. "Falo isso depois de observar o significativo número de ciclistas que utilizou o percurso, mesmo antes da inauguração. Logo nas primeiras horas da manhã muitas pessoas já estreavam a ciclofaixa", comentou.
O operador de máquinas, Jaime Maciel Oliveira, contou que sempre pedalou e parabenizou a administração municipal pela iniciativa. "A ciclofaixa motivará as pessoas a saírem do sendentarismo e a praticar o esporte com mais segurança", destacou.
A dona de casa Regina Bernardino foi para a inauguração da ciclofaixa com toda a família, o marido Emerson e os filhos João, de 11 anos, e Artur, de 3 anos. Ela comentou que antes levava os filhos ao CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) "Ayrton Senna da Silva" para andarem de bicicleta. "Agora temos a opção praticamente na porta de casa, já que moramos próximo da avenida no bairro São Cristóvão", comemorou.
Prefeito anuncia mais duas novidades na área de lazer
Durante a inauguração da ciclofaixa de lazer da Avenida dos Esportes, no último dia 1º, domingo, o prefeito Marcos José da Silva anunciou outras duas ações para a área de lazer que beneficiarão em breve a comunidade. O objetivo segundo o prefeito é melhorar ainda mais a qualidade de vida dos valinhenses.
A primeira novidade a ser implantada é Praça de Exercício do Idoso na Avenida dos Esportes, junto às palmeiras imperiais plantadas próximo à Avenida Joaquim Alves Corrêa. O espaço terá cerca de dez equipamentos com instruções dos exercícios. O processo já está em fase de licitação.
A outra ação é a futura implantação de uma ciclovia permanente na Rodovia dos Andradas. O percurso ligará a Avenida Paulista à Vinhedo, percorrendo toda extensão da Rodovia, no sentido bairro-centro.