O tenista em cadeira de rodas, Rodolfo Cano, 25 anos, representou Valinhos no II Floripa Open, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, e subiu 220 pontos no ranking mundial, passando da 583ª para a 363ª colocação. O torneio credenciado pela ITF (International Tennis Federation) foi realizado entre os últimos dia 8 e 11. Cano, que há cerca de um ano passou a integrar o projeto social de tênis de campo do CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) "Ayrton Senna da Silva", chegou as quartas de final do torneio em Floripa e marcou 20 pontos no placar geral. Ele contou com o apoio da Prefeitura que, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, arcou com os custos da inscrição e traslado para o aeroporto. Já as passagens áreas do atleta e da mãe, Maria Cano, foram patrocinadas pelo pai do atleta Aristides Cano.
Essa foi a quinta participação de Cano em campeonatos internacionais, a primeira vez foi em Winner Open, em Belo Horizonte, Minas Gerais, em dezembro de 2010; a segunda em I Floripa Open, em Florianópolis, Santa Catarina, em março de 2011; a terceira no Vitória Open, em Vitória, no Espírito Santo, em setembro de 2011; e o São Paulo Open, na capital do Estado de São Paulo, em março deste ano.
Para o secretário de Esportes e Lazer, profº Raí, a participação neste quinto campeonato internacional foi mais uma superação na vida do jovem Cano, portador há cinco anos de paraplegia (paralisia das pernas). "Ele está fazendo de Valinhos uma das primeiras cidades do Brasil a desenvolver, por meio do poder público, a inclusão de pessoas com deficiência na prática de tênis de campo", conta profº Raí. O secretário destaca que essa ação demonstra a flexibilidade da política de esportes implantada pela administração municipal, que busca agregar o maior número de pessoas nas práticas esportivas.
A modalidade tênis foi iniciada na rede municipal de Valinhos, em 2006, após a inauguração, no final de 2005, da primeira quadra pública de tênis em parceria com a iniciativa privada, no CLT. No local, o projeto social de tênis é desenvolvido com o objetivo de tornar o esporte mais acessível às pessoas que não têm condições de pagar uma academia. Atualmente cerca de 200 alunos, entre 5 e 60 anos de idade, frequentam aulas gratuitas realizadas de segunda a quinta-feira.
Dedicação total
Cano conta que intercala os treinos de Valinhos com os do Projeto "Tênis sobre Rodas", do Instituto Brilho Brasileiro (da ex-tenista Vanessa Menga), que é desenvolvido em parceria com a Academia Tella Tennis, de Campinas. "Lá pratico também gratuitamente tênis há três anos", acrescenta. Ele conta ainda que agora que deixou a profissão de analista de sistemas está se dedicando 100% ao esporte. "Estou em busca de patrocínio para conseguir uma cadeira adaptada para poder ter um melhor desempenho na quadra e também para continuar meus treinamentos. Isso não só no tênis, mas também na natação e no badminton", complementa. O badminton é uma modalidade esportiva individual ou de duplas, semelhante ao tênis e ao vôlei de praia , praticado com raquete e uma peteca ou volante ).
O tenista relata ainda que atualmente utiliza sua própria cadeira e improvisa um esquema de segurança com elásticos. "Com a cadeira certa poderia fazer mais bonito em quadra e representar melhor minha cidade", destaca.
Os interessados em fazer parte da inclusão de pessoas com deficiência na prática de tênis de campo no CLT e também os possíveis patrocinadores de Cano podem entrar em contato na Secretaria de Esportes e Lazer. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3829-5030.