As inscrições para o curso gratuito de unhas artísticas, promovido pela Prefeitura, prosseguem até o próximo dia 30, sexta-feira. A capacitação desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação será realizada em abril, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Santa Cruz, localizado na Rua Campos Sales, 49 - Bairro Santa Cruz. A ação visa a capacitação profissional e geração de renda e de forma descentralizada para facilitar a participação da comunidade.
Segundo a Divisão de Capacitação Profissional e Geração de Renda serão dois grupos com 12 vagas cada. O primeiro grupo terá aulas nos dias 2, 3, 9 e 10 de abril e o segundo nos dias 16,17, 23 e 24, as segundas e terças-feiras, das 13 às 17 horas.
As inscrições devem ser feitas no CRAS Santa Cruz, das 8h30 às 16 horas. Os documentos necessários são: RG; comprovante de endereço, pois é necessário residir em Valinhos; certificado de conclusão do Ensino Fundamental e de curso de manicure e pedicure. A idade mínina para poder participar é de 16 anos. Informações podem ser obtidas pelos telefones 3871-3375 e 3869-3153.
Descentralização
A capacitação será uma das 22 promovidas neste primeiro semestre pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação com cerca de 250 vagas em diversas áreas como artesanato (fuxico, patchwork, pintura em tecido, peças em fibra de bagaço de cana, E.V.A, bordado em chinelo); beleza (cabeleireiro, manicure e pedicure, maquiagem, design de sobrancelha e depilação); e modelagem industrial, ministrados nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) dos bairros Jardim São Marcos, São Bento do Recreio, e Santa Cruz; nos centros comunitários do Jardim Paraíso, Jardim Jurema e Jardim Elisa; e Grupo Rosa e Amor.
Há ainda o programa de construção civil aplicado no Canteiro Escola da Prefeitura que fica no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e de reparação de eletrodomésticos no mesmo local.
CRAS
O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é um instrumento de auxílio social oferecido pela Prefeitura para famílias em dificuldades sociais. São três unidades em funcionamento, com cerca de 2.600 famílias cadastradas: Vera Cruz, São Marcos e São Bento do Recreio, e está em fase final de construção a quarta unidade, no Jardim das Figueiras. Ou seja, as unidades estão nas regiões mais afastadas da cidade, para permitir maior tranquilidade aos usuários.
As unidades recebem as famílias, registram suas dificuldades e trabalham no sentido de ajudar cada uma delas na solução de seus problemas. Entre as principais ações está o desenvolvimento de projetos de enfrentamento à pobreza e de capacitação para geração de trabalho e renda, além de atividades culturais e de lazer para todas as idades.