Uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Valinhos e a Microcamp está possibilitando que integrantes do Circulo de Amigos do Patrulheiro façam gratuitamente um curso básico de Photoshop. As 20 vagas foram destinadas pela escola de informática e idiomas ao Fundo, que promove o Programa de Inclusão Digital desde 2005 e foram repassadas pelo órgão aos Patrulheiros.
Na primeira aula do grupo, no último dia 3, estiveram presentes a presidente do Fundo Social e primeira-dama, Dra. Adriana Di Nardo Silva, e a presidente do Círculo, Laís Helena Antonio dos Santos Aloise, acompanhadas da diretora da unidade Valinhos da Microcamp, Daniela Tuffi, e do coordenador do curso, Leonardo Carvalho Bezerra.
"Esta é uma importante parceria com a Microcamp, pois enriquece o nosso Programa de Inclusão Digital, que já formou mais de três mil pessoas, e viabiliza novos cursos. Sabemos do grande trabalho realizado pelo Circulo dos Amigos Patrulheiros para o encaminhamento dos jovens ao mercado de trabalho e por isso fizemos questão de oferecer as vagas que podem contribuir com a formação dos aprendizes. Esperamos que façam bom proveito", disse Dra. Adriana. Além do Programa de Inclusão Digital, o Fundo promove cursos de capacitação profissional e geração de renda e emprego que já beneficiaram cerca de 2 mil pessoas.
Para a presidente do Círculo, a oferta de vagas foi oportuna. "Tudo o que pode ser acrescentado ao conhecimento destes jovens é muito bem vindo. Agradecemos à Microcamp pela iniciativa e ao Fundo que direcionou estas vagas. E que esta seja apenas a primeira de muitas parcerias", falou Laís.
Meu Brasil
Segundo Pablo Ramos, também diretor da Microcamp de Valinhos, as vagas destinadas aos aprendizes são fruto de uma ação de responsabilidade social desenvolvida dentro do projeto "Meu Brasil", do qual a rede integra. O projeto é o resultado de parcerias com empresas e instituições que se uniram com o propósito de promover ações sociais, ambientais, profissionais e educacionais por todo o Brasil.
"Conhecemos o trabalho promovido pelo Fundo, assim como o do Círculo de Amigos do Patrulheiro, para a qualificação e inserção das pessoas no mercado de trabalho. E é com satisfação que fazemos esta parceria que vai ao encontro da proposta da Microcamp dentro do projeto Meu Brasil. Utilizamos a educação como ferramenta principal e oferecemos, entre várias ações, cursos gratuitos, encaminhamento para o mercado de trabalho, divulgação e seleção para vagas de emprego", contou Ramos.
Aprovado
Os aprendizes gostaram da chance de participar do curso. "Desta forma me preparo mais para o futuro", disse David Patrich Ferreira da Silva, 15 anos. "Este curso pode fazer a diferença para mim. Gosto muito da área de informática e quero conhecer novos programas", destacou Rafael Silva dos Santos, 17 anos, que é contratado pelo próprio Círculo.