A Festa do Figo e Expogoiaba, maior evento turístico de Valinhos , prossegue com entrada franca e diversão para todas as idades no Parque Municipal de Feiras e Exposições "Monsenhor Bruno Nardini" a partir desta terça-feira, dia 17. Segundo o presidente da Comissão Organizadora, o vice-prefeito, eng. Moysés Antonio Moysés os visitantes podem aproveitar a 63ª Festa do Figo e 18ª Expogoiaba nesta terça, quarta e sexta-feira, dias 17, 18 e 19, das 18 às 23 horas. Já na sexta-feira, dia 20, feriado municipal, dia do padroeiro São Sebastião, e neste sábado e domingo, dias 22 e 23, os portões abrem logo às 9 horas.
Entre as inúmeras atrações (veja programação completa no site www.festadofigo.com.br) estão venda e leilão de frutas; agroturismo e city tour (passeios pelas áreas rural e central da cidade); shows musicais regionais em sete espaços com os mais variados ritmos musicais, somando mais de 140 apresentações, nos 15 dias de evento; parque de diversão; variada praça de alimentação com restaurantes temáticos, lanches, petiscos, doces e outros; espaço para compras diversas, como o pequeno shopping, Clube de Mães e a feira de artesanato; barracas do Fundo Social de Solidariedade de Valinhos, que é responsável pelo guarda volumes, fraldário, venda de souvenires, de café e figos com chantilly, sorvete e rami, além do sorvetone (sorvete com panetone). Além disso, são realizadas no decorrer do evento outras atividades para agradar todas as idades, como Baile da Terceira Idade (realizado todos os sábados), Passeio Ciclístico (22/01), Encontro de Carros Antigos (22/01) e Campeonato de Ioio (29/01).
A solidariedade também tem grande espaço na Festa do Figo. A realeza do evento (Ana Carolina Vieira Ribeira – rainha; Michelle Ferraresi Ribeiro- 1ª Princesa; e Amanda Soares Gomes – 2ª Princesa) foi escolhida por meio de um concurso que envolveu venda de votos e beleza. Parte da verba arrecadada com a venda de votos, em forma de bilhete, será revertida para a ASSERUTIL (Associação das Entidades de Assistência e Serviços de Utilidade Comunitária de Valinhos), que também comanda o estacionamento do evento e a tradicional barraca de calabresa.
Quem comprar os bilhetes, vendidos pelas candidatas e entidades por R$ 10,00, estará concorrendo a um automóvel Chevrolet Celta 0 km (1º prêmio), um notebook Core I3, HD 250 Gb, e Gb de memória (2º prêmio) e uma televisão LCD de 32" (3º prêmio) na extração da Loteria Federal do dia 28 de janeiro de 2012.
A origem
A primeira edição da Festa do Figo foi realizada em 1949, através do desejo do padre Monsenhor Bruno Nardini em angariar recursos para construção da nova Matriz de São Sebastião. De forma simples e comunitária, o pároco, homem dinâmico e considerado um líder na comunidade, idealizou a obra e mobilizou os agricultores e moradores para esse objetivo, através da realização de quermesses. Assim, ao mesmo tempo em que começou a angariar fundos para a empreitada, ajudou os produtores rurais na comercialização de seus frutos.
Hoje a Festa do Figo é uma grande divulgadora do potencial agrícola do município de Valinhos, conhecida como "Capital Nacional do Figo Roxo", ao mesmo tempo em que une a classe agrícola e as entidades assistenciais para levar alegria e diversão à população da região e turistas de todo país.