Entre a variada programação da 63ª Festa do Figo e 18ª Expogoiaba de Valinhos, está o tradicional desfile de cavaleiros, muladeiros e charreteiros. O evento está programado para o primeiro domingo da festa, dia 15, a partir das 10 horas, quando os participantes farão um passeio pelas ruas centrais da cidade. O tour é organizado pela Comissão Organizadora da festa, em parceria com a Associação de Muladeiros de Valinhos, uma das mais antigas da região. (Veja detalhes abaixo). A festa será promovida de 14 a 29 de janeiro, com entrada franca e muitas atrações para toda a família, com destaque para a exposição e venda de frutas.
A expectativa do presidente da Associação, Guilherme Iansen, é reunir cerca de 400 participantes, e, segundo ele, o evento contará com a animação do locutor Santa Fé que acompanhará o passeio com carro de som.
De acordo com o diretor de eventos da Associação, Márcio Fagnani, o desfile terá a escolta da Guarda Municipal e dos agentes de trânsito da Secretaria de Transportes e Trânsito durante todo o trajeto, que se mantém o mesmo do ano passado. A concentração do desfile terá início às 10 horas e a partida está prevista para as 11 horas, próximo da EMEB Luiz Antoniazzi, no bairro Santo Antônio, seguindo pelas ruas Ulisses Pedroso de Oliveira Filho e Francisco Glicério. Na sequencia, passará pela rua General Osório e pelas avenidas Onze de Agosto, Invernada, Gessy Lever e dos Imigrantes. O desfile termina na Avenida dos Esportes, atrás do Palco 2 do Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini". Ao final serão distribuídas medalhas de participação.
Fagnani completa que um carro de boi, tracionado por oito animais será uma das atrações do passeio. Ele explica que o veículo, que em movimento emite um som estridente, estará à frente da comitiva e anunciará a passagem dos cavaleiros e muladeiros, remetendo os observadores às antigas romarias realizadas nos sertões brasileiros.
Convite
Segundo os organizadores, o desfile não atrai somente pessoas de Valinhos e das cidades próximas, mas de toda a RMC (Região Metropolitana de Campinas) e de cidades distantes, como São João da Boa Vista, Pedreira, Amparo, Americana, Morungaba, Lindóia, Jundiaí, Nazaré Paulista, Campo Limpo Paulista e Pedreira. "Em média temos registrado nos últimos anos cerca de 400 participantes no desfile, que é aberto a qualquer pessoa que tenha o animal e queira integrá-lo. Para isto, basta estar na concentração momentos antes da partida", convida o presidente da associação, Guilherme Yansen. Na concentração, os animais terão pipas de água para se refrescarem. A organização do evento recomenda que os participantes protejam a pele com protetor solar e levem água para o percurso.