Vinte e dois agricultores de Valinhos passaram por consulta médica e exame de sangue em ação promovida pela Prefeitura, em uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turístico e da Saúde e o Ambulatório de Toxicologia e Saúde Ambiental da Unicamp. O trabalho foi realizado no último dia 2, sexta-feira, no Centro Comunitário do bairro Reforma Agrária.
Segundo o diretor do Departamento de Apoio à Agricultura, Marcos Mori, o atendimento dos profissionais de medicina visou a prevenção da saúde dos trabalhadores rurais que se inscreveram no programa coordenado pelo Departamento de Saúde Coletiva.
"É um olhar cuidadoso quanto à saúde dos agricultores que estão expostos aos agrotóxicos. Eles tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre o tema, de se consultar com um médico e fazer exame de sangue para um acompanhamento mais detalhado", explicou, ressaltando que os casos com exames alterados são encaminhados para tratamento no CCI (Centro de Controle de Intoxicação) da Unicamp.
Também deram apoio à ação o Sindicato Rural; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Associação dos Moradores dos Bairros Macuco, Reforma Agrária e Capivari; Associação Cultural e Assistencial Nipo-Brasileira do Bairro Macuco; Associação Agrícola de Valinhos e Região; Centro Comunitário dos bairros Reforma Agrária e Capivari; e Casa da Agricultura.