Dentro do programa de prevenção em saúde bucal da Prefeitura, uma equipe composta por um cirurgião-dentista e três técnicas do Departamento de Odontologia da Secretaria da Saúde está percorrendo as creches municipais, do Instituto Esperança I, II e III e Tia Nair (instituições assistenciais) para fazer o ensino de escovação às crianças e a aplicação de fluor e verniz fluoretado nas que tem alto risco de cárie. Esta atividade integra o programa de saúde bucal e é desenvolvida desde 2007, com o apoio da Secretaria de Educação. Este ano estão sendo atingidas em torno de mil crianças, com visitas semestrais.
A ação também é estendida às auxiliares de desenvolvimento infantil que recebem orientações sobre a importância do cuidado dos dentes das crianças, da alimentação saudável com foco na diminuição do consumo de açúcar, além das questões relacionadas ao uso de chupeta e mamadeira, a forma de armazenamento das escovas e a quantidade de creme dental que deve ser dispensados na limpeza dos dentes das crianças e bebês.
Além desse trabalho nas creches, o Departamento de Odontologia mantém uma equipe, composta por dentistas e técnicos de saúde bucal, para realizar palestras, ensino de escovação e escovação supervisionada nas escolas duas vezes ao ano. "Também é um trabalho de prevenção que atinge cerca de 11 mil alunos da rede pública", destacou a diretora da pasta, Patrícia Furlan Roncáglia. Este ano essa ação preventiva foi estendida para os 800 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Segundo a diretora, as atividades visam estimular o autocuidado com a higiene bucal, um componente fundamental da higiene corporal das pessoas, porém que requer aprendizado adequado. "No caso das crianças, o controle continuado de placa requer a supervisão, adequando a higienização à coordenação motora. Sua finalidade é a busca da autonomia com vistas ao autocuidado", explicou Patrícia. Os alunos que possuem necessidades a serem tratadas são encaminhados as UBS's (Unidade Básica de Saúde).
Atendimentos
Além desse trabalho de prevenção, desde 2006, todas as UBS's do município passaram a contar com atendimento odontológico básico, como restaurações, extrações, limpeza e aplicação de flúor. Já os atendimentos de emergência e extrações passaram a ser realizados no CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades). Em 2007 foi inaugurado o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), por meio de convênio com o Ministério da Saúde. O CEO oferece gratuitamente serviços especializados, como tratamentos de canal e gengiva, diagnóstico de câncer de boca, extração de dentes de siso, biópsias, atendimento a pacientes especiais, entre outros serviços. Até então, esse tipo de serviço mais especializado não era oferecido pela rede pública de saúde e tinha que ser pago pelo munícipe que precisava deste atendimento.
"A descentralização dos atendimentos e a criação do CEO, possibilitaram que um número maior de pessoas tivesse acesso gratuito aos serviços odontológicos. Só em 2010, foram mais de 41.600 atendimentos", finalizou a diretora.