Ao som do Grupo Cultura do Samba, composto por professores de música do Centro Cultural "Vicente Musselli", o Fundo Social de Solidariedade de Valinhos formou no último dia 16, quinta-feira, mais de 60 alunos que participaram dos cursos de Garçom e Garçonete, organização de Festas e Buffet e de Massas e Molhos, estes realizados pela primeira vez, além de Artesanato (decoupage, patworch e bordado), Corte e Costura e Confecção de Doces e Salgados. Os certificados foram entregues pela presidente do órgão e primeira-dama, dra. Adriana Di Nardo Silva, no Espaço Adoniran Barbosa, no Parque Municipal, na presença dos familiares dos formandos que puderam conhecer diversificados pratos, as peças de artesanato elaboradas e os modelos de roupas confeccionados nos cursos.
De acordo com a presidente do FSS, dra. Adriana, a ação integra o projeto de capacitação profissional e geração de renda e emprego do órgão que já formou 5 mil pessoas em cerca de 90 cursos gratuitos em diversas áreas a partir de 2005. "Através desses cursos vocês são capacitados para se destacarem no mercado de trabalho ou caso pretendam montar o próprio negócio. São cursos de qualidade, aplicado por professores competentes e compromissados", disse dra. Adriana ao destacar que o projeto é referência no Estado como ação de responsabilidade social voltada ao empreendedorismo e desenvolvimento da cidadania.
"Estamos sempre à procura de novos segmentos e buscamos oferecer cursos diferenciados, falou dra. Adriana, complementando que devido a demanda, em 2012 serão oferecidas um total de 40 vagas em dois novos cursos, de cuidador de idosos e auxiliar de veterinário.
O prefeito Marcos, que esteve na cerimônia de formatura destacou que os cursos oferecidos desde 2005 ajudaram muitas pessoas a conquistar um novo emprego ou mesmo a abrir o próprio negócio. "A administração municipal tem essa preocupação, de proporcionar meios para as pessoas evoluírem no mercado de trabalho", disse. Além do prefeito Marcos, estiveram presentes no evento o vice-prefeito eng. Moysés e sua esposa Terezinha Moysés; os secretários Zeno Ruedell (Educação) e Mário Farci (Cultura), voluntárias do FSS e também integrantes do Grupo de Motociclistas Valentes do Asfalto, Márcio e a esposa Mara, Adilson e Teresa. Paulo esteve representando o Restaurante Gravetos.
Oportunidade
Os alunos que se formaram no programa na mesma noite tiveram uma freqüência acima de 75% nas aulas durante os cerca de quatro meses de curso.
Paulo Serra F. de Camargo participou dos cursos de Festas e Buffet e Garçom e Garçonete. Ele falou em nome dos grupos formandos e agradeceu a oportunidade de poder participar dos cursos oferecidos pelo FSS.
Francisco Marcelino também se aperfeiçou no curso de Garçom e Garçonete. "Trabalho na área e queria me aperfeiçoar. O FSS me deu essa grande oportunidade", destacou.
Outra participante que coleciona certificados dos cursos do Fundo é a dona de casa Elzanira Vicente Nunes de Oliveira, que já se formou em Inclusão Digital, Corte e Costura, Artesanato e Confeitaria. Desta vez recebeu o diploma de organização de Festas e Buffet. "Me faz bem participar destes cursos. Conheço pessoas e aprendo novas profissões. Além de aprender a fazer os salgados, agora aprendi como me portar e servir em um evento. É um curso que nos servirá tanto para o dia a dia como para nossa vida profissional", afirmou.
Entre os formandos estava também a dona de casa Ivanir Maria Valente Piovesana, de 48 anos, moradora do bairro Jardim Pinheiros. Ela frequentou o curso de Massas e Molhos. "Gostei muito do curso. Conhecemos o segredo de como preparar uma delicosa massa. Para mim será útil não só para a minha casa. Pretendo me aprofundar mais sobre o assunto e quem sabe abrir o meu prórpio negócio", revelou.
Maria Goretti frequentou o curso do Corte e Costura. "Eu gostei. Fazia muito tempo que eu queria participar. Fiz amizades e foi uma terapia. Eu pretendo continuar me aperfeiçoando. Esse foi um começo para chegar na alta costura. Eu não tinha condições e o FSS me proporcionou", contou.
A funcionária pública aposentada, Lenita Clava dos Reis, de 55 anos, do bairro Terra Nova, participou do Artesanato. "Participei do curso para aperfeiçoar as minhas habilidades e técnicas do Patchwork e ter uma atividade social".