Noventa agentes mirins da Defesa Civil de Valinhos foram convidados a participar da abertura do 15º Seminário Regional de Defesa Civil da Região Metropolitana de São Paulo nesta quarta-feira, dia 26, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Eles são alunos da EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Cecília Meireles, no Jardim Paraíso, e tiveram uma participação especial no evento ao dar um grito de guerra para os mais de 200 convidados, representantes de 39 Defesas Civis, e o secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Admir Gervásio Moreira, que é coordenador estadual de Defesa Civil.
O Programa Agente Mirim de Defesa Civil, implantado pela Prefeitura em 2007, é pioneiro no país e já formou 657 crianças da rede municipal. O objetivo é orientar e capacitar as crianças para atuarem como agentes multiplicadores de informações e colaboradores na prevenção de acidentes, desastres e campanhas solidárias.
O vice-prefeito e presidente da COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) de Valinhos, eng. Moysés, também participou da cerimônia, acompanhado do secretário da Educação Zeno Ruedell, e do diretor do Departamento de Coordenadoria de Defesa Civil, Eduardo Matias.
O secretário-chefe da Casa Militar elogiou o município pelo pioneirismo no programa, que serve de exemplo para todo o Estado. "Vocês estão de parabéns por esse grande trabalho que nos motiva a continuar nessa caminhada e a buscar implantar em todo o Estado esse programa que promove mudanças de consciência e cultural, além de despertar os princípios de cidadania e solidariedade entre essas bonitas crianças que serão o futuro de nosso país", disse. Na oportunidade, coronel Gervásio recebeu das mãos do eng. Moysés um relatório do programa, contendo todos os objetivos e ações dos Agentes Mirins de Defesa Civil até o momento.
Eng. Moysés contou ao coronel Gervásio que o programa tem dado bons frutos e é referência para vários municípios da Região Metropolitana de Campinas que visitam Valinhos para conhecer o trabalho. É o caso de Americana, que em junho de 2010 conheceu de perto a ação e implantou o Agente Mirim com base no programa de Valinhos. "Acreditamos que a capacitação de agentes mirins de Defesa Civil em muito contribui para a formação de futuros homens e mulheres conscientes da necessidade da prevenção e do apoio a situações de emergência, e é com muito orgulho que mostramos isso ao Governo Estadual", destacou.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Matias, a iniciativa busca valorizar e motivar as crianças, envolvendo-as nas campanhas de prevenção promovidas pelo órgão, que alertam a população quanto aos riscos do uso de cerol, soltura de balões, fogo em mato, dengue, enchentes e outras participações que possam contribuir para melhorar a segurança e a qualidade de vida da comunidade.
O Programa
O programa também já atingiu alunos do 4º e 5 º das escolas Jerônymo Alves Corrêa (Jardim do Lago); Profª Edina Bampa da Fonseca (Reforma Agrária); e Dom Bosco (Jardim São Marcos). Com duração de três meses, a capacitação é aplicada nas próprias escolas pela Defesa Civil, com apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Saúde, Transportes e Trânsito, além da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Os alunos recebem materiais didáticos específicos, como cartilhas de orientação fornecidas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e uniformes oferecidos pela iniciativa privada.