Cerca de 110 integrantes do Programa de Atendimento ao Idoso assistiram à palestra proferida pelo cardiologista dr. José Ramos Filho sobre o tema "Cuidando do presente e do futuro", nesta terça-feira, dia 18, no Centro Municipal de Convivência do Idoso. A atividade faz parte do "Mês do Idoso", promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, dentro das comemorações ao Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro. Além de palestras, a programação contou com sessão de cinema e abertura de gincana, missa de ação de graças, culto evangélico e apresentação cultural com a participação da Orquestra de Violas de Cultura Caipira.
Já na próxima semana, no dia 25, terça-feira, às 13h30, haverá apresentação do trabalho social desenvolvido pelo Programa dentro do tema "O idoso tem futuro! Estamos fazendo a nossa parte". A sessão será aberta à família e à comunidade no Centro do Idoso. No dia 27, quinta-feira, ocorrerá o encerramento da Gincana, no mesmo local e horário.
A cidade também comemorou a data com o recente lançamento do Programa Pró-Idoso, criado pela admistração municipal, para oferecer gratuitamente em oito academias aulas de hidroginástica e musculação, e também a sustentação no topo do Índice de Futuridade, uma pesquisa realizada em 2009 pelo Governo de São Paulo junto com a Fundação Seade, que apontou Valinhos como a primeira entre as 19 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) em prestação de serviços, programas e iniciativas de gestão pública municipal prestados aos idosos.
Gincana
A final da já tradicional "Gincana Esportiva, Cultural e Filantrópica" está marcada para o próximo dia 27, terça-feira, das 13h30 às 16 horas, no Centro Municipal de Convivência do Idoso. Cerca de mil idosos cadastrados no Programa de Atendimento ao Idoso, divididos em quatro equipes (laranja, vermelho, verde e azul) estão disputando, através da arrecadação de produtos de higiene pessoal, limpeza e alimentos, o título de vencedor.
Quatro entidades receberão as doações conquistadas pelas equipes: Cochric (Centro de Orientação Cristã Humana) Santa Rita de Cássia, Recanto dos Velhinhos, Acesa (Associação Cultural, Educacional, Social e Assistencial Capuava) e Instituto Esperança.
O secretario de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcio Ferreira, destacou que o objetivo da realização do Mês do Idoso é de dar cada vez mais visibilidade ao idoso, vencendo preconceitos quanto à velhice e apresentando à sociedade as diversas maneiras de viver um envelhecimento ativo e saudável.