Com o apoio da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Cultura e do ProAc (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura, a AK Promoções e Eventos promoverá gratuitamente neste final de semana, dias 8 e 9, o "Projeto Dança e Cidadania", no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio) "Adoniran Barbosa", que fica na Avenida dos Esportes, s/nº (ao lado da Rodoviária).
No sábado, às 20h30, haverá a apresentação de uma das melhores companhias contemporâneas do país: o Cisne Negro Cia de Dança, sob a direção de Hulda Bittencourt. A programação inclui três coreografias: "Além da Pele", "Sabiá" e "Trama". A Cia. irá ministrar também workshops de ballet clássico e contemporâneo, no período da manhã, para estudantes de dança, bailarinos e professores.
Já no domingo, a partir das 13 horas, escolas e grupos de dança de Valinhos e região se apresentarão no mesmo espaço.
O secretário da Cultura, Mário Farci, disse que foi montada uma grande estrutura para receber o evento, como a montagem do palco de 200 m2, sistema de som e luz, entre outros.
O organizador do evento, Alex Kiton, da AK Promoções e Eventos, disse que "a idealização do projeto surgiu em conversa com o secretário Farci de trazer para Valinhos grandes companhias de dança que nunca haviam se apresentado na cidade e com entrada franca. "No mês passado, trouxemos o Raça Cia. de Dança e agora o público terá oportunidade de assistir o Cisne Negro. Mais uma vez, agradecemos o apoio do prefeito Marcos na realização desse projeto, as empresas e a participação das academias", ressaltou Alex.
As pessoas interessadas em saber mais informações sobre o Projeto "Dança e Cidadania" poderão entrar em contato pelos telefones (19) 3871-3646 (cultura@valinhos.sp.gov.br) ou (19) 3849-6501 (contato@akproducoes.com.br).
Repertório
"Além da Pele" – 1998
"Além da Pele", do coreógrafo francês Patrick Delcroix, foi criada especialmente para a Cisne Negro Cia. de Dança. Segundo o próprio Patrick, a essência da coreografia pode ser traduzida pelas seguintes palavras: "Além da aparência, nós podemos ser qualquer outra coisa, ter uma outra personalidade, ter outros desejos, ou sermos nós mesmos. Cada um é a sua própria imaginação."
Ficha Técnica
Coreografia: Patrick Delcroix
Música: Eddie Fowlkes, Doctor Liam Farrel, Suba, Arnaldo Antunes, Muki
Trilha Sonora: Eduardo Ferreira Paes Júnior Iluminação: Joyce Drummond
Figurino: Patrick Delcroix, Camarim Artigos para Dança
SABIÁ – 1988
"Sábia" foi um "presente" do coreógrafo português Vasco Wellenkamp para o repertório da companhia. A musica, criada por Tom Jobim e Chico Buarque de Holanda, tem todo o sabor brasileiro e foi um grande sucesso de um dos primeiros festivais de MPB, na linda voz de Maria Lúcia Godoy.
Ficha Técnica:
Coreografia: Vasco Wellemkanp
Música: Tom Jobim e Chico Buarque de Holanda
Iluminação e figurino: Murilo Solla
"TRAMA" – 2001
"Neste Brasil mestiço, misterioso e mágico, todos os retratos são tendenciosos, parciais ou comprometidos. Observando os brincantes e suas brincadeiras, as festas populares, os folguedos, seus personagens místicos, criamos danças que revelam um pouco desta complexa Trama de simplicidade, que mostra o transcendente e o contagiante caminho da alegria neste país", declara Rui Moreira
Ficha Técnica
Coreografia:Rui Moreira
Música: Lenine, Marco Suzano, Mestre Ambrósio e Temas da Coletânea "Música do Brasil"
Iluminação:André Bottó
Figurino: Hilal Sami Hilal Cenário: Eduardo Ferreira