Mais 181 agentes mirins de Defesa Civil se formaram no último dia 2, sexta-feira, em cerimônia realizada no Auditório Municipal de Valinhos. Eles são alunos dos 5º e 6ª anos da EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Cecília Meirelles, do Jardim Paraíso, e receberam os certificados de participação no curso que foi criado pela admonistração municipal em 2007. O projeto é pioneiro no Brasil e já formou outros 475 alunos dos 4º e 5º anos das escolas do Jardim do Lago, Reforma Agrária e Jardim São Marcos. Na oportunidade, foi também apresentado o mascote da Defesa Civil, o "Borbinha", que fará parte das campanhas promovidas pelo órgão.
Além do prefeito Marcos, participaram do evento o vice-prefeito, eng. Moysés, que também é presidente da COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil); os vereadores Scupenaro, Tunico, Dalva Berto, Clayton Machado e Lobo; secretários e diretores municipais; o Delegado de Polícia Júlio Brugnoli; o sargento da Polícia Militar Ademir dos Santos, que representou o capitão Luodenir Gonzaga Bueno; além da diretora da EMEB do Jardim Paraíso, Flávia Blazutti Elias e familiares dos agentes mirins, entre eles de Victor Henrique Santos, do 6ª ano, que comandou o juramento dos formandos.
"Com esses 181 alunos e mais os 475 que já formamos, estamos conseguindo embutir na cabeça dessa garotada que eles podem servir tanto quanto um adulto no sentido de orientação em situações de risco e emergência. Temos hoje muitos voluntários participando de diversas ações desenvolvidas pela Prefeitura e espero que essa formatura não seja o fim de um ciclo, mas sim o início para que essas crianças, com o apoio dos pais, continuem se interessando em ajudar a cidade e o próximo e em participar como voluntários das ações que forem convocados", disse o prefeito Marcos.
Segundo o eng. Moysés, o projeto Agente Mirim de Defesa Civil é uma ação pioneira que tem despertado a atenção de Defesas Civis de outros municípios que estiveram em Valinhos para conhecê-lo. Além disso, foi destaque na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária- Por uma Ação Integral e Contínua, promovida pelo Governo Federal em Brasília, em março de 2010. "A credibilidade da Defesa Civil é muito grande hoje no município e eu espero que vocês, que concluíram este curso, sejam multiplicadores das informações que receberam. Que vocês possam levar para casa e para vida de vocês tudo o que aprenderam", falou.
Moysés destacou ainda a implantação de outros projetos voltados à prevenção de ocorrências de emergência, entre eles o Corpo de Voluntários e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo). O plano foi instituído em 2005 e reúne empresas, secretarias municipais e Corpo de Bombeiros no atendimento de ocorrências.
Mais conscientes
Ao se formarem como agentes mirins, as crianças estão preparadas para enfrentar situações de risco, segundo o diretor do Departamento de Coordenadoria de Defesa Civil, Eduardo Matias, ligado à secretaria de Defesa do Cidadão. "Vocês irão às ruas nos ajudar em campanhas preventivas, auxiliando os cidadãos valinhenses na prevenção de como devem se comportar em situações de emergência. Hoje vocês são meninos e meninas que amanhã serão homens e mulheres mais conscientes, com conhecimentos na área preventiva", disse.
Além do apoio da Prefeitura e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil que oferece cartilhas didáticas, o programa conta com a parceria de empresas que fornecem os uniformes especiais para os participantes, entre elas Auto Elétrica Avenida, Thunder Caps, Romm Master, Crivellaro Ambiental, ACIV (associação Comercial e Industrial de Valinhos), Cartonifício Valinhos e Bio Spronger.
O programa
Por um período de três meses, os alunos têm incluídas aulas no currículo escolar ministradas por profissionais da Defesa Civil, das secretarias de Meio Ambiente, da Saúde e de Transportes e Trânsito, além da Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Essas aulas são oferecidas dentro do mesmo período escolar em que as crianças estudam e as habilitam para atuarem com a Defesa Civil em ações voltadas à conscientização da comunidade, entre elas pedágios nas operações verão e estiagem em alerta aos passageiros dos veículos quanto aos riscos de ocorrências provocadas pelas chuvas ou pelas queimadas de matas.
Depois de formados, os agentes mirins também são convidados a participar de ações voluntárias, como no Mutirão da Solidariedade, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade durante a Campanha de Inverno para a arrecadação de agasalhos.