Inventário sobre a realidade de Valinhos deve ser divulgado na próxima semana
Na segunda reunião da nova administração, os secretários apresentaram ao prefeito de Valinhos, Orestes Previtale, e a vice-prefeita, Laís Helena, o primeiro diagnóstico da situação encontrada em cada Secretaria e discutiram as próximas etapas do trabalho de reorganização do serviço público municipal, inclusive Finanças, Saúde, Obras, Saneamento, Educação, Transporte Público e Infraestrutura, entre outras.
A Secretaria da Fazenda apresentou preliminarmente alguns números sobre o fechamento de 2016, que apontam para um déficit superior a R$ 60 milhões. Foram encontrados contratos vencidos, outros que deixaram de ser pagos e até despesas realizadas sem contingenciamento e que deveriam ter sido quitadas no ano passado. As dívidas com a Valiprev (instituto de previdência do funcionalismo) e a empresa responsável pela coleta do lixo e outros serviços causam grande preocupação para a nova gestão.
Na abertura da reunião, Orestes Previtale pediu aos secretários que providenciem com urgência um minucioso inventário de cada uma das Pastas para que a população saiba tudo sobre a real situação do município e apontar soluções para os problemas. O diagnóstico completo deve ser divulgado na próxima semana.
“Este governo marca o fim do continuísmo, vamos obedecer as leis e levar para a população as informações de forma clara sobre a realidade de Valinhos”, enfatizou o prefeito.
Uma das primeiras providências tomadas já no dia 2 foi a exoneração de 219 comissionados e o retorno de servidores a suas Secretarias de origem. A realização de horas extras será autorizada somente em casos excepcionais.
Entre outras medidas administrativas, o governo estuda a possibilidade de ampliar o horário de atendimento na Prefeitura. Está também em análise uma revisão dos imóveis alugados pela administração como uma das prioridades para redução de custos fixos mensais.
Outra constatação é o sucateamento da frota de veículos e exige uma providência que não paralise os serviços prestados pela Prefeitura.
Secretária – Na reunião, o prefeito apresentou a nova secretária de Planejamento e Meio Ambiente. Maria Silvia Previtale foi nomeada e substitui Gerson Luis Segato, de Obras e Serviços Públicos e ocupou a Pasta interinamente desde 1º de janeiro.
Maria Silvia Previtale é engenheira Civil formada pela PUCCAMP e mestre em Habitação pela USP. Com 28 anos de trabalho na Sanasa, onde atuou nas áreas de Planejamento, Projetos, Fiscalização e Auditoria Interna, a nova secretária assumiu a Pasta no dia 9.
12-01-2017