Prazo poderá ser estendido até 1º de setembro caso cobertura não seja atingida
A campanha de vacinação contra a poliomielite em Valinhos aberta no último dia 13, sábado, foi prorrogada a princípio até esta sexta-feira, dia 19. A exemplo de outras cidades do país, como no dia não foi atingida a meta de cobertura determinada pelo Ministério da Saúde de 95%, a vacinação foi estendida. Caso a cobertura ainda não seja atingida, o prazo poderá ser estendido até 1º de setembro.
Segundo a Secretaria da Saúde, no dia da campanha realizada nas 13 UBS's e postos volantes foram imunizadas 4.543 crianças menores de cinco anos, o que corresponde a 72,85% do público alvo na cidade, que é 6.236 crianças. Os pais das crianças que ainda não foram vacinadas devem levá-las na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Segundo a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Claudia Maria Santos Silva, é importante que os pais levem a carteira de vacinação da criança, pois também serão aplicadas as demais vacinas do esquema básico nas que estiverem com doses em atraso.
"Não existem contra-indicações para a vacina da pólio, e mesmo as crianças com sintomas de tosse, gripe, diarréia, rinite, asma, doenças crônicas e desnutrição devem ser levadas para tomar a vacina, independente de já ter sido vacinadas anteriormente", explicou Claudia.