Valinhos realiza rotineiramente o exame para diagnóstico do câncer bucal nas UBS's (Unidade Básica de Saúde). Com o apoio da Fundação Oncocentro de São Paulo, estas ações são intensificadas durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, cujo objetivo é examinar o maior número de idosos, uma vez que a incidência do câncer bucal é maior a partir da 5ª década de vida. Na campanha foram avaliados 913 idosos, retriados 51 e dois casos foram diagnosticados positivos após a biópsia e encaminhado para o Hospital Municipal Mario Gatti onde existe o projeto PAIM Boca em conjunto com o Ministério da Saúde.
Este trabalho demonstra a preocupação da Secretaria da Saúde e do Departamento de Odontologia em identificar precocemente a doença, estimular o autoexame e principalmente possibilitar a melhora na qualidade de vida da população.
De todos os casos diagnosticados e registrados no Registro Hospitalar de Câncer, as neoplasias da cavidade oral ocupam o 5º lugar (9,0%) para os homens e o 8º lugar (1,8%) para as mulheres. Os fatores de risco para desenvolver a doença são: álcool, fumo, sol excessivo, má higiene oral, próteses dentárias mal-adaptadas, dentes fraturados e herpes tipo I.
Mesmo que os idosos não possuam dentes, é importante uma avaliação de toda a mucosa bucal (língua, gengivas, bochechas e palato) para saber se estão em condições de normalidade. O paciente deve sempre fazer o autoexame da boca e procurar o dentista em casos de feridas, bolinhas, manchas brancas ou avermelhadas que não desaparecem após 15 dias.