Desde o início do mês, nove das 13 UBS's do município passaram a receber o resultado do exame via internet em até 30 minutos nos casos de emergência ou em 24 horas, nos exames de rotina. Essa dinamização no fornecimento do laudo possibilita ao clínico da UBS agilizar os encaminhamentos de acordo com o quadro do paciente. A rede municipal realiza uma média de 1.200 exames de eletrocardiograma por mês.
Segundo o diretor do Departamento de Gerenciamento Interno, Décio Zenone, os casos de emergência, como princípio de infarto, são direcionados imediatamente para a Santa Casa. Já os pacientes com resultado de exame alterado, mas que não precisam de um atendimento de urgência, são encaminhados para encaixe com os cardiologistas do CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades) as quintas e sextas-feiras, a partir das 9 horas.
A introdução do novo serviço está sendo possível com a contratação de uma empresa que presta serviços de interpretação de eletrocardiograma à distância, utilizando a internet e a tecnologia para estreitar ainda mais o relacionamento médico/paciente.
Inicialmente a nova tecnologia está disponível no CAUE e nas UBS's Capuava, Vila Santana, Macuco, Central, São Marcos, Imperial, São Bento do Recreio e Maracanã. Segundo Zenone, a proposta é levá-la para as 13 UBS's do município.
Os eletrocardiogramas de rotina são executados no eletrocardiógrafo digital, acoplado a um computador, e através da internet o exame é encaminhado para um centro de diagnóstico, onde especialistas fazem a interpretação e emissão dos laudos. O laudo é enviado de volta via computador para que seja impresso e entregue ao paciente.
Até a contratação desse novo serviço, a emissão de laudos era realizada por cardiologistas do CAUE e posteriormente passou a ser fornecida por médicos de uma empresa contratada, porém havia uma morosidade maior no prazo de entrega.