O programa é destinado a ajudar os participantes quequeiram abandonar a dependência ao fumo
A Secretaria da Saúde abriu na segunda-feira (9) um novo Grupo Antitabagismo. O programa é destinado a ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços para abandonar a dependência.
A abordagem é realizada por equipe multiprofissional composta por médico clínico, psicólogo, assistente social, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta e odontólogo, devidamente capacitada pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD) da Secretaria Estadual de Saúde.
O grupo é composto por 20 pessoas que se cadastraram previamente. São oito reuniões, às segundas-feiras, das 8h30 às 9h30, no Departamento de Programas e Projetos em Saúde, situado na Rua Itália, 267. O tratamento inclui avaliação médica, abordagens motivacional e estrutural, em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa.
Segundo o secretário da Saúde, Nilton Tordin, o programa contém todos os elementos significativos para ajudar fumantes a pararem de fumar e a permanecer sem cigarros. São abordados comportamentos, pensamentos e sentimentos dos fumantes e a interação em grupo contribui para incentivar e apoiar as mudanças.
Após as sessões semanais haverá encontros mensais ou a critério do grupo para prevenção de recaídas e das vivências dos benefícios a médio e longo prazos. Os interessados em fazer parte do Grupo e que desejarem parar de fumar podem se inscrever pelos telefones 3869-3880 ou 3859-2015.
O Centro de Referência em Atendimento Psicossocial (CREAPS) também oferece atendimento às pessoas que desejarem parar de fumar; localizada na Avenida Dom Nery, 869. As reuniões são realizadas às segundas-feiras das 13h30 às 14h30. Mais informações pelo telefone 3869-2013.
Saiba mais – O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde como a principal causa evitável de morte, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis.
São muitos os malefícios à saúde causados pelo uso dos derivados do tabaco, entre eles: câncer de pulmão e vários outros cânceres, enfisema, infarto do miocárdio, asma, bronquite crônica, doença pulmonar obstrutiva crônica, sinusite, infecções respiratórias, doenças cardiovasculares, envelhecimento prematuro da pele, impotência sexual, entre inúmeras outras doenças causadas ou agravadas pelo tabagismo.
Na gestante, o fumo diminui o oxigênio que chega ao bebê, trazendo problemas ao seu desenvolvimento. Trata-se de um problema de saúde pública global que mata milhares de pessoas em todo o mundo.
09-01-2017