Para os bailarinos que ainda quiserem participar do curso intensivo de ballet "Pas de Cuba", que teve início no último dia 4, no Centro Cultural "Vicente Musselli" de Valinhos, as inscrições continuam abertas. O curso, que será ministrado durante todo o mês de julho por mestres do ballet nacional de Cuba, é direcionado a alunos e professores interessados em conhecer o método de ensino cubano. O evento é uma realização da Perfil Produções em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura. Informações poderão ser obtidas pelo site www.pasdecuba.com.br ou pelo telefone 3252.0431.
Para o secretário da Cultura, Mario Farci, "trazer o Pas de Cuba para Valinhos representa proporcionar aperfeiçoamento técnico e pedagógico aos alunos e professores do Centro Cultural, a um custo zero, em troca da cessão do espaço que fica ocioso no mês de julho". Farci acrecenta que mesmo com o início do curso as inscrições prmanecerão abertas.
A promotora cultural Bernadete Faria, da Perfil Produções, disse que o município foi escolhido devido ao excelente trabalho realizado pelo Centro Cultural na área de dança, que beneficia centenas de crianças e jovens, e também por oferecer um espaço adequado. "Essa experiência será possível porque encontramos na cidade infraestrututa compatível com nossas necessidades. O Centro Cultural é um espaço ideal para abrigar esse intercâmbio cultural", destacou a promotora.
Segundo Bernadete, cerca de 100 bailarinos de todo o Brasil e até do exterior são aguardados para esta terceira edição do evento. "Ao final do curso será apresentado um espetáculo de ballet pelos participantes do curso, no Auditório Municipal, em data ainda a ser definida", ressaltou.
Bolsas
Para alunos do Centro Cultural foram concedidas cinco bolsas integrais e outras oito parciais. Os contemplados foram selecionados por meio de audição.
O diretor de Cultura de Valinhos, Denílson Dias Soares, destacou a importância de receber o Pas de Cuba no Centro Cultural. "Para nossos alunos e professores é muito importante fazer anualmente esta reciclagem profissional, sem custo para nós, mas com um ganho inestimável para todos". O mesmo desejo é compartilhado pela coordenadora de dança do Centro Cultural, Maria Cristina Franceschini, que tem dado todo apoio e incentivo à permanência do intercâmbio na cidade.
O Centro Cultural "Vicente Musselli" abriga atualmente cerca de 950 alunos na área de dança nas seguintes modalidades: ballet clássico, dança de rua, flamenco, dança de salão, jazz, contemporâneo, dança do ventre e capoeira.