As EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica) Carlos Carvalho Vieira Braga e Dª Estephania de Carvalho Vieira Braga, do Jardim Pinheiros, promoveram nesta terça-feira, dia 5, a V Mostra Ambiental com o tema "Planeta sonho: a terra em harmonia". A programação fechou os estudos sobre meio ambiente no primeiro semestre com apresentações de teatro e música e exposição de trabalhos. O evento contou com a presença do secretário da Educação, Zeno Ruedell, da supervisora de ensino, Miriam Correa Diniz Barbeto, de representantes do Instituto Supereco, da direção, coordenação e professores da escola, além de alunos e pais.
O programa envolveu a participação dos 600 alunos da Educação Infantil, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). De uma forma interdisciplinar, cada turma optou por um campo de estudo, como coleta seletiva de lixo, conservação do solo e alimentação saudável, construção de brinquedos pedagógicos com materiais recicláveis, doenças causadas por acúmulo de lixo, consumo consciente de água e energia, aquecimento global, poluição do ar e saúde pública, conservação e preservação das matas e a fauna pede socorro. O aprendizado foi traduzido na forma de criação de brinquedos com material reciclável, pintura de quadros, produção de maquetes, textos, teatro e números musicais.
O secretário da Educação, Zeno Ruedell, parabenizou a equipe da escola pelo projeto e a presença dos pais na apresentação da mostra. "É imprescindível nos dias de hoje trabalhar na escola o tema meio ambiente, assim como outros valores", disse. Já a diretora Edna Mori explicou que esse trabalho de conscientização ambiental é contínuo e envolve toda a comunidade escolar, pais e alunos. "A mensagem que ficou é que se todos viverem em harmonia, vivenciando os valores e a ética, teremos um mundo melhor".
Capacitação
O desenvolvimento do programa de educação ambiental conta com o apoio da Secretaria da Educação e da indústria Rigesa, que anualmente promove uma capacitação de professores da rede municipal sobre o tema.
Os alunos do 3º ano, por exemplo, estudaram o consumo consciente e, ao final, criaram uma maquete de uma casa sustentável. Para isso, tiveram que utilizar a matemática no cálculo de consumo de energia e água, a geometria na definição do formato dos cômodos, além do português na produção de texto e pesquisas históricas sobre ciclo da água. "O objetivo é que, a partir desses estudos, as crianças passem a ter um consumo consciente e levem essas informações para a família. Eles viram que gestos simples, dentro de casa e na escola, como apagar a luz e fechar a torneira podem fazer a diferença", contou a professora Clarice de Lourdes Barbosa Barbarini.
Além dessa conscientização ambiental, a professora do 4º ano Mariza de Loures Silva destacou que durante o desenvolvimento dos trabalhos os alunos exercitaram uma série de valores, como o trabalho em equipe, o respeito e a colaboração. A aluna Isabela Carolini Ferreira do 5º B contou que sua turma viu a questão do lixo eletrônico e suas consequências. "Nós implantamos um papa pilhas e baterias aqui na escola e muitos estão colaborando. Isso é muito bom, pois estamos ajudando a natureza". Já Daiane Stefani Mandes Martins do 4º ano disse que aprendeu sobre a importância de proteger o meio ambiente. "Se acabarmos com a natureza, ela vai acabar com a gente", sentenciou.
A mãe de aluno, Susi Benatti Sutero, achou a mostra ótima e bem organizada. "É muito importante esse tipo de trabalho para a conscientização das crianças sobre o meio ambiente". Também mãe de aluno, Marcia Regina Montesso, elogiou a iniciativa. "É importante que eles aprendam sobre meio ambiente, pois são o futuro do país. E agora eles acabam pegando no pé dos pais para que tenham atitudes corretas, como fechar as torneiras", finalizou.