Dentro da 7ª Campanha de Inverno "Quanto mais gente ajudar, mais quente vai ficar", o Fundo Social de Solidariedade de Valinhos deu início à distribuição de mais de mil cobertores novos entre as 381 famílias carentes cadastradas e nove instituições. Nesta terça-feira, dia 7, no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio) "Adoniran Barbosa", o prefeito Marcos José da Silva e a presidente do órgão e primeira-dama, dra. Adriana Di Nardo Silva, fizeram a entrega de 185 unidades para 152 famílias. Além disso, acompanhados do vice-prefeito, eng. Moysés, distribuíram 454 peças para as instituições APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Casa da Criança, Creche Tia Nair, Grupo da Amizade, Grupo Rosa e Amor, Instituto Esperança I e II, Santa Casa de Valinhos e CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades).
Em uma segunda etapa, no próximo dia 18, sábado, outras 229 famílias dos bairros Capivari, Reforma Agrária e São Bento do Recreio, que ficam mais distantes, serão beneficiadas com 367 cobertores na própria região. "Fico feliz em poder, juntamente com a nossa equipe do Fundo e com o apoio do prefeito Marcos, realizar esta ação na qual podemos beneficiar tanto as famílias carentes, como as instituições que muito fazem por Valinhos. Como em 2010, este ano houve uma procura menor pelos cobertores, o que consideramos um fator positivo, pois mostra que as últimas seis campanhas supriram boa parte da demanda", disse dra. Adriana.
Segundo a presidente, por meio do cadastramento das famílias feito anualmente é possível conhecer a situação socioeconômica de cada uma delas e destinar a quantidade exata de cobertores sem duplicidade de atendimentos. "Fazemos questão de entregar cobertores de boa qualidade, para que aqueçam melhor e tenham mais durabilidade. Nas sete edições, foram cerca de 8.800 unidades no total. Fazemos isto com muito carinho, com apoio de nossos voluntários, para atendê-los da melhor forma possível", contou dra. Adriana. A maioria dos cobertores fornecidos foi comprada pela Prefeitura, sendo que a indústria Rigesa colaborou nesta edição com 100 unidades. "Como nas seis campanhas passadas, a Unilever contribuiu com a doação de sabão Omo, entregue para cada família para auxiliar na conservação das peças, cumprindo o seu compromisso social", destacou ainda a presidente.
O prefeito Marcos ressaltou o envolvimento da comunidade nos sete anos de campanha. "Assim como as demais ações do Fundo, esta campanha tomou uma grande dimensão desde 2005 quando foi criada pela Adriana. É um movimento que tem o engajamento de toda a comunidade, que participa e colabora solidariamente, e o apoio de empresas e multinacionais que acreditam no trabalho sério do Fundo. O Mutirão da Solidariedade é prova disso com um recorde de 350 voluntários que visitaram 35 bairros e arrecadaram mais de 12 mil peças e 300 quilos de alimentos. Tudo feito com muito carinho e alegria para beneficiar quem realmente necessita".
Rota das Bandeiras
As representantes do setor de responsabilidade social da concessionária Rota das Bandeiras, que administra o corredor Dom Pedro, Marcela Rezende e Renata Macedo, estiveram na distribuição dos cobertores às famílias. A concessionária é uma das colaboradoras da campanha com a doação de cerca de 4 mil roupas arrecadadas pelos funcionários nos bairros onde moram e em pontos de coleta espalhados nas bases da Polícia Rodoviária instaladas nas vias sob concessão da Rota das Bandeiras. Segundo o gestor de responsabilidade social da empresa, Adherbal Vieira da Silva, a campanha feita em parceria com o Governo do Estado, atende aos Fundos Sociais dos 17 municípios assistidos pelas estradas sob concessão. "Estamos orgulhos de participar desta ação forte do Fundo Social de Valinhos como parceiros. Estes agasalhos chegarão em boa hora às comunidades carentes", disse.
Para famílias e entidades beneficiadas cobertores chegam em boa hora
Uma das 381 famílias beneficiadas com os cobertores fornecidos pela Campanha de Inverno do Fundo Social de Solidariedade de Valinhos foi a de Lucinéia Rodrigues de Souza, de 28 anos. Ela é mãe de duas crianças, de 10 e 5 anos, e está grávida de 7 meses. "Estes cobertores vão nos aquecer muito. Estamos com poucos em casa. A colaboração do Fundo Social veio na hora certa, pois não teríamos como comprar", disse a dona de casa.
Da mesma opinião é Maria de Fátima Pereira da Silva, de 35 anos. Mãe de cinco filhos, ela foi retirar os cobertores com o caçula Cristiano de 8 meses. "Pelo terceiro ano fiz o cadastro e sempre fui atendida pelo Fundo, pois minha família é grande. O frio deste ano veio pra valer", falou.
Representantes das entidades assistenciais também agradeceram pelo benefício, como o Grupo Rosa e Amor que atende pacientes com câncer de mama. "Estas cinco unidades vão ser bem aproveitadas. Vamos usá-las nas atividades terapêuticas, sendo um conforto a mais para nossas pacientes", contaram as assistentes sociais Carolina Mozol e Márcia Mandro. A coordenadora e psicopedagoga da creche Tia Nair disse que os quinze cobertores vão complementar as unidades recebidas em anos anteriores. "É uma ação muito importante esta que o Fundo faz. Nos ajuda muito. Não temos que comprar novos cobertores e assim podemos investir em outras necessidades da creche".