A Secretaria da Saúde participará da primeira etapa nacional da Campanha da Vacinação contra a Poliomielite no próximo dia 18, sábado, em crianças menores de cinco anos. Também haverá a aplicação da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola para a faixa etária de um ano a seis anos, 11 meses e 29 dias. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças. Os dois tipos de imunização serão realizados nas 13 Unidades Básicas de Saúde e em postos volantes espalhados pela cidade.
Segundo a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Claudia Maria Santos Silva, é importante que os pais levem a carteira de vacinação da criança, pois nas Unidades Básicas de Saúde também serão aplicadas as demais vacinas do esquema básico nas que estiverem com doses em atraso.
"Não existem contra-indicações para a vacina da pólio, e mesmo as crianças com sintomas de tosse, gripe, diarréia, rinite, asma, doenças crônicas e desnutrição devem ser levadas para tomar a vacina, independente de já ter sido vacinadas anteriormente", explicou Claudia. A segunda etapa da campanha contra a pólio esta programada para 13 de agosto.
As Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite tiveram início no ano de 1980, completando 32 anos de sucesso no controle epidemiológico da poliomielite no território brasileiro. O Brasil está livre do poliovírus desde 1989 e assim deve-se manter até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso. As campanhas devem ser aproveitadas ao máximo, para a garantia da não reintrodução da doença em nosso território.
Sarampo
A aplicação injetável da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, será realizada em oito Estados, entre eles São Paulo. A campanha, que vai até 1 de julho, começaria em agosto, mas foi antecipada devido a um surto que ocorre na Europa. No Brasil já são dez casos no ano, contraídos fora do país ou por contato com pessoas do exterior. Em Valinhos o público alvo estimado de crianças que devem tomar a tríplice viral é de 7.586.