A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Cultura, promoverá de 11 a 26 de junho, no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio) "Adoniran Barbosa", o "Simpósio Internacional de Escultura Monumental", em comemoração ao centenário do nascimento do cantor e compositor valinhense Adoniran Barbosa. O evento reunirá artistas locais e internacionais para a execução "in loco" de esculturas monumentais em aço inoxidável que, posteriormente, serão doadas ao município.
De acordo com o secretário da Cultura, Mário Farci, será montada uma infraestrutura com máquinas e equipamentos, propiciando a cada artista a execução e a montagem de sua obra diante do público que acompanhará dia a dia a evolução de cada escultura. Simultaneamente a confecção das esculturas, os artistas participantes ministrarão palestras, oficinas e workshops para o público presente. "Além de promover e estimular o sentimento criativo, essas atividades buscam uma aproximação da comunidade, formando uma ponte entre cultura e educação", destacou Farci, salientando que as escolas da cidade serão convidadas a participar do evento.
A programação contará ainda com shows musicais e exposição de obras e fotografias dos artistas participantes, entre eles, Catuí e Marcos Guimarães, de Valinhos; do presidente da Associação Mundial de Esculturas Monumentais, Bettino Francini, da Itália; além dos trabalhos de Roger Lapalme, do Canadá, e Miguel Urbán, do México.
O secretário destacou também a presença do fotógrafo cubano Mario Diaz, que documentará todas as fases do Simpósio através de imagens, que resultará numa exposição.
Lançamento
Antecipando a programação do Simpósio, nesta sexta-feira, dia 10, haverá o lançamento do livro "Trem das Onze - A poética de Adoniran Barbosa", com textos de Celso de Campos Jr. e organização de Leonel Kaz e Nigge Loddi, na Tuia da Fazenda Joapiranga, que fica na Alameda Itaipu, nº 100, bairro Joapiranga. Esse lançamento será reservado a convidados.