Dois mil exemplares dos livros infantis As Casas do Caramujo e A Borboleta Sapeca de autoria de João Proteti com ilustrações de Meri e Paulo Branco foram doados à Secretaria da Educação da Prefeitura de Valinhos. Segundo o secretário da pasta, Zeno Ruedell, os exemplares foram distribuídos para alunos do 2º ano do ensino fundamental e bibliotecas das escolas municipais.
"São livros de poesia voltados a crianças que estão saindo do processo de alfabetização, que vão auxiliar no processo de estímulo à leitura", disse Ruedell. Os exemplares foram lançados pela Track e Marketing por meio de patrocínio da indústria Rigesa, conseguido junto ao PROAC (Programa de Apoio à Cultura) do Governo do Estado de São Paulo.
Encontro
No último dia 3, sexta-feira, os 201 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Edina Aparecida Bampa da Fonseca, do bairro Reforma Agrária participaram de um encontro com o escritor João Proteti.
Durante o evento, o autor leu poesias de seus livros infantis, arrancando risos e aplausos, e, ao final, os estudantes tiveram oportunidade de conversar com Proteti. Esses alunos também foram presenteados com os exemplares que foram doados à rede municipal.
João Proteti, 58 anos, poeta e artista plástico, é autor de 13 livros infantis de poesia e um para o público infanto-juvenil. Ele nasceu em Andradina (SP) e está há 38 anos em Campinas. O escritor tem uma ligação forte com Valinhos, onde tem grandes amigos.
"É tudo de bom escrever para crianças. Acredito que um bom livro pode deixar as pessoas melhores. Ao escrever para crianças espero estar contribuindo com a formação de boas pessoas", disse.