Dentro da política de geração de emprego e renda adotada pelo prefeito Marcos José da Silva desde 2005, a Prefeitura de Valinhos, em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT) dará início nesta quarta-feira, dia 1º de junho, ao Programa Time do Emprego, que tem o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. O lançamento será no Paço Municipal, às 9 horas, com a participação do secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia e do prefeito Marcos.
O programa Time do Emprego é voltado para trabalhadores desempregados e jovens que buscam o primeiro emprego, com idade maior ou igual a 16 anos. Esses grupos são denominados "times" porque todos se ajudam na busca pelo emprego a partir da troca de experiências e auxílio mútuo.
Em fevereiro, o prefeito Marcos assinou, juntamente com o secretário Davi Zaia, o termo de adesão ao programa, que já foi implantado em mais de 70 municípios paulistas. "Essa é mais uma ação do nosso governo para auxiliar os trabalhadores que estão desempregados e os jovens que buscam o primeiro emprego a se atualizarem para enfrentar os desafios de conseguir uma colocação no mercado de trabalho", destacou o prefeito Marcos.
A proposta envolve 12 encontros semanais de 3 horas cada um, com grupos de 20 a 25 pessoas. Em Valinhos, os encontros terão início no dia 1º de junho e serão realizados todas as quartas-feiras até o dia 17 de agosto, na sala Ivan Fleury Meirelles, no Paço Municipal, das 9 às 12 horas, em torno das facilitadoras Veridiana Morasi e Lidia Vilela, que passaram por capacitação na SERT.
As inscrições para participar são gratuitas e já estão abertas no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador – Av. dos Esportes, 303 - Centro), de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Informações pelos telefones (19) 3849-7187 e 3849-7188.
Conteúdo
O conteúdo do programa abrange dez temas: "Orientações gerais sobre o Time do Emprego", "Quem sou eu, minhas habilidades e competências", "Desenvolvimento do currículo", "Formulários de solicitação de emprego e entrevista", "Técnicas da procura de emprego", "Este emprego é pra mim", "Mantendo-me saudável", "Testes aplicados pelos empregadores", "Planejamento financeiro" e "Trabalho por conta própria".
Nos encontros os participantes desenvolvem temas como autoconhecimento, habilidades, preparação de currículo, apresentação pessoal, participação de dinâmicas, preenchimento de formulários, estabelecimento de metas de trabalho e de vida, planejamento financeiro e análise do mercado de trabalho. "Nos encontros serão discutidos, por exemplo, como lidar com as finanças pessoais no período de desemprego", destacou o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcio Ferreira.