Projeto lei de iniciativa do Executivo para a criação de um polo logístico em Valinhos foi aprovado na sessão da Câmara desta terça-feira, dia 26, por oito votos favoráveis e três contras, atingindo os dois terços necessários para alterações na lei de zoneamento, como é o caso. O projeto já estava tramitando no Legislativo desde o dia 18 de dezembro de 2009, portanto, há um ano e quatro meses. Nesse período ele passou por análise de comissões técnicas, audiência pública e várias audiências feitas pela comissão de sistematização com entidades de bairros e movimentos sociais. Com isso, a cidade agora terá uma área exclusiva para a logística, que é uma vocação de toda a região e que só faltava Valinhos se inserir nela.
De acordo com o prefeito Marcos José da Silva "a aprovação desse projeto é um dos momentos mais marcantes para a história da cidade que quer e tem todas as condições de se desenvolver nessa área e trazer um aumento de arrecadação extraordinário para enfrentar as perdas que o município vem tendo por não ter esse tipo de atividade".
Votaram a favor do projeto os vereadores Paulo Montero, presidente da Casa, Aguiar, Scupenaro, Fábio Damasceno, Tunico, Dalva Berto, Clayton Machado e Lobo. Já os vereadores Lorival, Dr. Moysés e Henrique Conti foram contrários ao projeto da logística.
A área que abrigará o polo logístico tem mais de 6 milhões de metros quadrados, é particular, tendo vários proprietários, fica na região do bairro Capivari, próximo à Rodovia Bandeirantes. Ela faz divisa com o município de Vinhedo e dá acesso à Rodovia Miguel Melhado Campos, que liga Vinhedo ao Aeroporto de Viracopos. A área é praticamente improdutiva e a implantação do polo poderá, segundo um dos proprietários, gerar até cinco mil empregos diretos e indiretos.