Faleceu no início da tarde desta segunda-feira, dia 25, a presidente da Associação dos Clubes de Mães de Valinhos, Maria do Carmo Salvato Braz, 83 anos, que também foi uma das fundadoras do movimento na cidade, em 1971. Em homenagem a Maria do Carmo, o prefeito Marcos José da Silva (PMDB) encaminhará um Projeto de Lei a Câmara Municipal que denominará com o nome dela a sede do Clube de Mães, no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”.
O prefeito Marcos e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dra. Adriana Di Nardo Silva, compareceram na manhã desta terça-feira, dia 26, ao velório de Maria do Carmo, realizado no cemitério São João Batista, para prestarem as condolências aos familiares. “Foi uma mulher inestimável para a sociedade valinhense e para o surgimento desse movimento de mães tão importante da cidade. Ela sempre será um exemplo para nós e por isso já determinei a elaboração de um Projeto de Lei para denominar a sede do Clube de Mães com o nome dela”, destacou o prefeito.
Marcos lembrou que em 1989, quando foi prefeito pela primeira vez, ele convidou Maria do Carmo para representar as mulheres na abertura da 40ª Festa do Figo, pois sua esposa, Dra. Adriana, tinha acabado de ter seu primeiro filho, Vinícius, e não pôde comparecer à inauguração do evento. “Esse fato sempre era lembrado por nós. A dona Maria do Carmo acompanhava a vida da nossa cidade e por toda sua importância, esse convite foi muito especial. Ela também acabou por abrir comigo os portões da Festa que a partir daquele momento deixamos de cobrar o ingresso”, disse. Em março de 2010 ela recebeu o título de Cidadã Honorária pela Câmara Municipal de Valinhos, sendo no momento a sexta e última mulher a receber a honraria.
Maria do Carmo Salvato Braz iniciou de forma mais direta nos movimentos sociais da cidade na década de 70, com o início do movimento de senhoras do Lions Club, que depois de uma reunião com o então prefeito Luiz Bissoto, se organizaram para se conhecerem melhor e ela foi escolhida pelas integrantes a coordenadora deste grupo, que foi o do bairro Boa Esperança, pioneiro dentre os existentes na cidade.
“Maria do Carmo ajudou a organizar e fundar vários Clubes de Mães nos bairros, apoiando e mostrando a inúmeras mulheres valinhenses, através da sua própria experiência de vida, que a participação nessas atividades elevava a autoestima e preparava para enfrentar as questões da vida”, destacou o prefeito Marcos. Ela mesma destacou, em várias ocasiões, que as atividades do Clube de Mães a ajudou a superar a dor da perda do seu marido, Florindo Braz, em 1974, e enfrentar um câncer de mama.
A presidente da Associação do Clube de Mães também foi uma importante colaboradora para o surgimento do Grupo da Terceira Idade, em 1982, e na criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em 1983, quando fez parte da primeira composição, representando os Clubes de Mães, entidade que representava segmento da sociedade civil. Ela havia sido novamente eleita para a presidência do órgão para o biênio 2009/2011, mas estava há tempos afastada por causa da saúde.
Biografia
Maria do Carmo Salvato Braz nasceu na cidade de Descalvado (SP) no dia 27 de março de 1928, e em 1956, já casada, mudou-se para Valinhos, no bairro Vila Santana. Atualmente residia no bairro Boa Esperança, era viúva e deixou três filhos: Vilma, Wanda e Valdir, além de cinco netos e cinco bisnetos.