Foi aberta nesta sexta-feira, dia 15, a 7ª Campanha de Inverno "Quanto mais gente ajudar, mais quente vai ficar" do Fundo Social de Solidariedade. A ação é realizada pelo órgão na administração do prefeito Marcos José da Silva desde 2005. Para participar, a comunidade poderá colaborar com a doação de roupas, cobertores e calçados, em bom estado de conservação. Segundo a presidente do Fundo e primeira-dama, dra. Adriana Di Nardo Silva, como no ano passado, haverá 12 postos fixos de arrecadação selecionados estrategicamente, por serem de fácil acesso à população, que terão caixas coletoras oferecidas pela Rigesa para o depósito dos donativos.
Diversas empresas, condomínios residenciais e escolas também se envolverão na campanha com arrecadações internas promovidas entre funcionários, moradores e alunos em prol da ação do Fundo Social. Outra frente para arrecadar os donativos será o 7º Mutirão da Solidariedade, previsto para o dia 21 de maio em mais de 30 bairros, com a participação de cerca de 200 pessoas ligadas a diversas entidades e grupos organizados.
"Desde 2005 e a cada ano que passa, o Fundo tem trabalhado em todas as suas ações para despertar o espírito de solidariedade nas pessoas. Nestes seis últimos anos, a Campanha de Inverno só tem crescido, tanto em número de arrecadação, quanto de participação da comunidade. É com este mesmo objetivo que pedimos novamente o engajamento de todos e que a comunidade possa contribuir com donativos em bom estado de conservação", destaca dra. Adriana.
Cadastramento
Além dos donativos arrecadados que servirão para atendimentos emergenciais de pessoas carentes e aos bazares itinerantes, o Fundo fará como de costume o cadastramento das famílias que necessitam de cobertores, entre os dias 9 e 13 de maio, visando uma triagem sócioeconômica. Para terem direito ao benefício, as famílias, mesmo aquelas cadastradas em campanhas anteriores e que precisam de mais unidades, deverão se inscrever. A distribuição está prevista para o dia 7 de junho.
Na campanha de 2010, o órgão distribuiu 1.300 cobertores novos, sendo de casal, solteiro e bebê, adquiridos pela Prefeitura, que beneficiaram 450 famílias carentes cadastradas e treze instituições, entre creches e entidades assistenciais do município. Os cobertores oferecidos, assim como nas últimas seis edições da campanha, serão acompanhados de um pacote de sabão em pó, doados pela Unilever, para auxiliar na conservação das peças.
"Acreditamos que este ano o número de cobertores oferecidos fique próximo da quantidade do ano passado. Em 2010 houve uma procura menor pelos cobertores que consideramos positiva, pois mostra que as campanhas feitas de 2005 a 2009 conseguiram suprir boa parte da demanda, ao atender as famílias anualmente após cadastramento e triagem socioeconômica. Algumas entidades e creches também não se cadastraram para obter novas unidades por terem recebido quantidade suficiente em anos anteriores", explica a presidente do Fundo. Em 2009, por exemplo, o órgão chegou a distribuir 2 mil peças que beneficiaram mais de 800 famílias carentes. Além disso, dra. Adriana destaca a boa qualidade dos cobertores fornecidos e o trabalho de conscientização do Fundo junto às famílias quanto aos cuidados para a conservação, garantindo assim a possibilidade de uso contínuo.