Dentro de seu programa de prevenção de acidentes, a Defesa Civil de Valinhos, ligada à Secretaria de Defesa do Cidadão da Prefeitura, realiza uma série de palestras nas empresas com o objetivo de orientar os funcionários e torná-los agentes multiplicadores de informações. Desde 2005, na administração do prefeito Marcos José da Silva, mais de 30 empresas receberam a palestra que também já foi levada para alunos das escolas municipais, associações de bairros e clubes de serviços, com um público estimado em mais de 12 mil pessoas.
A exemplo da palestra realizada no último dia 23 de março, dentro da "operação Verão", os cerca de 130 trabalhadores da Divisão de Embalagens ao Consumidor da Rigesa, cuja unidade fica no bairro Macuco, ouviram atentamente o diretor do órgão, Eduardo Matias, quanto aos riscos de acidentes e como é possível evitá-los com a prevenção. A palestra também fez parte da programação da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) promovida pela empresa.
"Recebemos frequentemente o convite de empresas para oferecer esta palestra. Acreditamos que, como cidadãos, os funcionários das empresas são um importante público. Como agentes multiplicadores, podem passar adiante as nossas orientações ao aprenderem como devem se comportar ou ajudar o próximo em situações de riscos, acidentes ou desastres com atitudes práticas que fazem a diferença na hora de salvar uma vida, por exemplo", diz Matias que sempre destaca a importância das pessoas terem às mãos os telefones úteis de emergência, entre eles 192 (ambulância), 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Polícia Militar), 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Municipal).
Outras ações
O presidente da COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), o vice-prefeito eng. Moysés, destaca que dentro do programa de prevenção, o órgão realiza ainda outras ações pioneiras no Estado visando a prevenção e atendimento de ocorrências. Valinhos possui um Corpo de Voluntários com a participação de 50 integrantes que foi criado em maio de 2010 pela administração municipal. Já o PAM (Plano de Auxílio Mútuo), instituído em 2005, reúne empresas, secretarias municipais e Corpo de Bombeiros no atendimento de ocorrências de grande porte.
Outra ação, referência no país, é o programa Agente Mirim de Defesa Civil. Criado em 2007, o programa já beneficiou 475 alunos dos 4º e 5º anos das escolas do Jardim do Lago, Reforma Agrária e Jardim São Marcos e atualmente atende outros 178 alunos da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Cecília Meirelles, do Jardim Novo Mundo. Por um período de três meses, os alunos têm incluídas no currículo escolar aulas especiais ministradas por profissionais da Defesa Civil, das secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Trânsito, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, e habilita crianças para atuarem com a Defesa Civil em ações voltadas à conscientização da comunidade.
Quando formadas, as crianças colaboram em campanhas de prevenção por meio da distribuição de folhetos e orientações à comunidade quanto aos riscos do uso de cerol, soltura de balões, fogo em mato, dengue, enchentes e outros assuntos que possam contribuir para melhorar a segurança e a qualidade de vida da sociedade. O programa conta com a parceria de empresas que fornecem os uniformes especiais para os participantes, além do apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que oferece cartilhas didáticas.