A Prefeitura de Valinhos começa na próxima segunda-feira, dia 11, de abril, as inscrições para os idosos com mais de 60 anos que queiram participar do programa Pró-Idoso, que oferecerá aulas gratuitas de musculação e hidroginástica em academias da cidade para os que se encaixam nos critérios da lei que foi criada para oferecer atividades físicas e assim melhorar a saúde e qualidade de vida da terceira idade. As inscrições serão realizadas até o dia 15, sexta-feira, no Centro Municipal de Convivência do Idoso (Rua Antônio Carlos, 474 - Centro), das 8h30 às 16 horas. O programa é inédito em toda a região e foi anunciado em setembro do ano passado.
O secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcio Ferreira, enfatizou que para se inscrever, o idoso precisa ter 60 anos completos e necessariamente morar em Valinhos. "É uma lei criada para beneficiar os idosos moradores da cidade", disse. No ato da inscrição, o idoso precisa apresentar um documento de identidade (RG e carteira de motorista, por exemplo) e um comprovante de residência, ambos originais.
Conforme informações do Programa de Atendimento ao Idoso, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação mobilizará servidores municipais que atuam na área para atender os idosos interessados em participar do Pró-Idoso, e portanto algumas atividades serão interrompidas durante a semana de inscrição. "Como a demanda pode ser grande em horários indeterminados, vamos reforçar o atendimento ao idoso para que ele tenha comodidade e rapidez no preenchimento da ficha", explicou o secretário.
Marcio explicou que essa é a primeira ação do programa Pró-Idoso e que na próxima semana, as academias da cidade serão chamadas para tratar sobre o programa. O Pró-Idoso consiste na celebração de convênio entre o Poder Executivo e academias de musculação e hidroginástica, que estejam em situação regular. O pagamento aos estabelecimentos será feito em forma de compensação dos valores das aulas sobre o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).
Os estabelecimentos prestadores de serviços de atividades físicas deverão oferecer semanalmente, no mínimo, duas aulas de musculação ou hidroginástica. Perderá a vaga o aluno contemplado que não atingir a frequência mínima mensal de 75% sem justificativas.
Satisfação
O programa gratuito vai melhorar ainda mais a qualidade de vida dessa faixa da população, que coloca Valinhos como a primeira entre as 19 cidades da RMC e a 59ª entre as 645 do Estado no Índice Futuridade. Em 2009, o Governo do Estado junto com a Fundação Seade divulgou pesquisa que apontou o destaque da cidade em prestação de serviços, programas e iniciativas de gestão pública municipal prestados aos idosos.