A Prefeitura de Valinhos coloca em prática a partir do dia 11, segunda-feira, algumas novidades no sistema de coleta de lixo reciclável, que a princípio começarão pela área central da cidade e posteriormente serão expandidas para os bairros. A partir desse dia serão instalados contêineres fechados em pontos estratégicos, onde os moradores deverão depositar o material reciclável assim que achar conveniente. A proposta atende ao plano de governo na busca contínua do desenvolvimento sustentável da cidade e da manutenção da qualidade de vida.
Segundo o prefeito Marcos José da Silva, essas novidades não puderam ser adotadas antes por conta de fatores financeiros. "Esse tipo de operação gera mais despesas e para colocarmos em prática tínhamos que nos organizar dentro do orçamento e nos programar diante de tantas prioridades que o município apresenta. Agora estamos preparados para enfrentar esse tipo de despesa. É mais uma conquista para os nossos moradores", disse
Com a nova sistemática, as pessoas não vão mais precisar ficar armazenando os resíduos recicláveis em casa para colocar na data certa da coleta e também não haverá mais riscos dos materiais, ao serem colocados na calçada, serem revirados por cachorros ou mesmo por catadores, que acabam levando a parte de maior interesse.
"A proposta é facilitar o descarte de recicláveis pelos moradores e ainda garantir que, se separado corretamente, 100% do resíduo separado seja reciclado. É uma medida também em favor do meio ambiente. Ela evita que esse lixo vá para galerias de águas pluviais, entupa tubulações e cause alagamentos em épocas de chuva, promovendo também a prevenção da dengue e outras doenças", destaca o secretário de Serviços Urbanos, José Eduardo Figueiredo, ressaltando que a estimativa é coletar, com esse novo sistema, 200 toneladas por mês de resíduos em toda a cidade.
Como será
O sistema funcionará da seguinte maneira: em vez de deixar o lixo reciclável na calçada, na frente das casas, os moradores levarão o material até o contêiner. Depois, um veículo apropriado fará o recolhimento, sem que alguém precise tocar o lixo. Periodicamente, o contêiner será lavado. Assim, evita-se o mau cheiro.
Nessa primeira etapa, serão instalados 20 contêineres de mil litros na área central da cidade ao lado dos que foram instalados em junho do ano passado para depósito de lixo orgânico. "Acreditamos que a implantação desses contêineres para lixo reciclável deve melhorar ainda mais a limpeza da área central, pois os mesmos possibilitarão a destinação adequada desses resíduos. Mas precisamos que as pessoas continuem colaborando e levem também o material reciclável até os novos contêineres", conclama o secretário.
Os contêineres para acondicionamento dos materiais recicláveis terão a cor azul, portanto, na região central da cidade, o resíduo orgânico deverá ser depositado nos contêineres na cor verde e os recicláveis nos contêineres na cor azul.
Exemplo
O sistema que será adotado este mês em Valinhos foi abordado em recente reportagem sobre o destino do lixo no Programa Fantástico, da Rede Globo. Na matéria, a jornalista mostrava a destinação incorreta dos resíduos em várias cidades do país e contrapunha com o método de coleta por contêineres utilizado na cidade de Caxias do Sul, RS, que foi a primeira do Brasil a implantar a coleta mecanizada. Ao ser questionada pela jornalista se não dá trabalho este tipo de coleta, a moradora responde: "Não, é melhor do que antes que ficava ali em frente. Assim, a gente leva e põe lá. Pode chover e cachorro não rasga. Não faz sujeira nenhuma". A informação é completada pelo diretor da empresa que realiza o serviço: "Nós acabamos de ver as cenas do lixo correndo para a boca de lobo provocadas pelas enxurradas. Essa cena na área dos contêineres felizmente acabou", diz o diretor da empresa de coleta".
O secretário de Serviços Urbanos de Valinhos lembrou ainda que a instalação de contêineres para o recolhimento de material reciclável já é realizada em outras cidades, com sucesso, pela empresa Corpus que presta esse serviço para a Prefeitura de Valinhos.
Campanha educativa
Para a implantação da nova sistemática, a Prefeitura e a empresa responsável pela coleta, a Corpus, realizarão uma campanha publicitária informando e orientando a população sobre os novos procedimentos, através da distribuição de folhetos casa a casa na medida em que os contêineres forem direcionados para instalação nos bairros, bem como outdoors, anúncios em jornais, faixas, banners e rádio. Além disso, a relação dos pontos de recebimento no Centro já está disponível no site da Prefeitura (www.valinhos.sp.gov.br) e no site da empresa responsável pela coleta (www.corpus.com.br).
A empresa responsável pelo serviço também vai disponibilizar um profissional para desenvolver um trabalho de orientação junto aos alunos das escolas públicas e particulares, para que eles também levem as informações para os pais e colaborem com a coleta reciclável.
"Para o sucesso da coleta é necessário que os materiais sejam separados corretamente e os recipientes como latas, vidros e garrafas sejam limpos, livres de líquidos e restos de comida, para evitar a contaminação dos papéis. Assim garante-se que 100% do material separado seja reciclado", explica Eduardo Figueiredo.
Segundo o secretário, os contêineres serão fiscalizados periodicamente para evitar a violação da fechadura, bem como de ação de vândalos. Os fiscais também terão a função de avaliar a necessidade de modificação de local, a disposição correta dos resíduos e a necessidade de aumento da quantidade de contêineres.
Grandes geradores
A Secretaria de Serviços Urbanos já está realizando o cadastro de grandes geradores de resíduos recicláveis, como empresas, condomínios e estabelecimentos comerciais. Nesses casos a coleta será diferenciada, pois estes geradores já possuem local próprio para armazenamento dos materiais e podem receber orientação para melhorar a separação, resultando em um material em maior volume e com melhor qualidade.
Locais no centro
No centro os contêineres ficarão instalados: Rua Vicente de Paula Baunann, 624, Rua Antônio Carlos (Praça em frente à Prefeitura), Rua Antônio Carlos, 127, Rua Antônio Carlos (Largo São Sebastião), Rua Antônio Carlos, 98, Rua Antônio Carlos, 12, Rua Eugenio Franceschini com Rua Antônio Carlos, Rua Eugenio Franceschini, 10, Rua 7 de Setembro, 164, Rua 7 de Setembro, 193, Rua 7 de Setembro, 11, Av. Imigrantes, 13, Av. Imigrantes, s/n, Av. Imigrantes, s/n, Rua José Milani, 81, Rua 21 de Dezembro, 20, Rua Candido Ferreira, 145, Rua 28 de Maio, 10, Rua 15 de Novembro, 44 e Rua 15 de Novembro, 181.