Mais de 650 embalagens de agrotóxicos foram entregues nesta quarta-feira, dia 23, por agricultores da região do bairro Roncáglia, abrangendo também São Luiz, América II, Lenheiro, Jurema e Jardim São Marcos. O posto volante de entrega foi na Chácara São João, na Estrada Municipal Roncáglia. O vice-prefeito e presidente do CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural), eng. Moysés, esteve no local na parte da manhã e acompanhou o recolhimento de alguns produtores.
Está foi a terceira ação realizada pela administração municipal desde o ano passado, quando além do posto de recolhimento instalado no antigo Aterro Sanitário na Rodovia Dom Pedro, passaram a ser promovidos recebimentos na própria região agrícola. A ideia partiu do CMDR e foi viabilizada pelo Departamento de Apoio à Agricultura, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turístico, e pela Secretaria de Serviços Urbanos, com o apoio técnico da ADIAESP (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo).
“Verificamos que estava ocorrendo descarte irregular e adotamos essa medida para auxiliar o agricultor no recolhimento da embalagem”, explicou eng. Moysés. Ele destacou que somando as duas primeiras ações do ano passado, realizadas em abril e agosto, foram recolhidas cerca de 13 mil embalagens de agrotóxicos.
O produtor Jeremias Milaneze, que cultiva lixia e carambola e é proprietário da Chácara São João, onde foi feito o recolhimento, afirma que é muito importante a realização de campanhas como essas com postos volantes. “Elas evita que os produtores tenham que se deslocar até o posto da Dom Pedro para se dispensar as embalagens de agrotóxicos”, comenta.
“Eu trouxe 280 embalagens que estavam estocadas já há algum tempo, após a lavagem das mesmas por três vezes conforme a recomendação técnica. O posto volante aqui no Roncáglia foi essencial para mim que não tenho um veículo adequado para transportar as embalagens de uma vez só até o posto de recolhimento da Dom Pedro”, contou a produtora de pêssego Ednes Aparecida Milaneze Felipini.
Mais coletas
Outras coletas volantes estão agendadas para o dia 27 de abril, no bairro Macuco, abrangendo também Reforma Agrária, Capivari e Morro das Pedras; e para o dia 24 de agosto, no bairro Capuava, incluindo ainda Fonte Mécia e Frutal.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turístico, Carlos Roberto Tosto, destacou que o principal motivo para o destino final correto das embalagens de agrotóxicos é diminuir riscos à saúde e evitar a contaminação ao meio ambiente. Segundo Tosto, as embalagens usadas são encaminhadas ao posto de recolhimento do antigo Aterro Sanitário e posteriormente são retiradas pelo IMPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) do Governo do Estado.
Os agricultores também podem continuar levando as embalagens ao posto de recolhimento que funciona no antigo Aterro Sanitário, Rodovia Dom Pedro I, km 123, bairro Contendas, de segunda à sexta-feira, das 7 às 11 e das 12 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Apoio à Agricultura pelo telefone 3871-1902 ou 3869-7064.