A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, terá duas novidades neste ano para a Escolinha Municipal de Judô. Foram abertas vagas para crianças a partir de quatro anos de idade. Normalmente as escolinhas municipais atendem a partir dos sete anos. Seguindo ainda a política de descentralização do esporte, implantada pela administração municipal, a modalidade está sendo levada para bairros mais distantes do Centro da cidade. Dois núcleos da escolinha de judô passam a funcionar, sendo um na EMEB Edina Aparecida Bampa da Fonseca, no bairro Reforma Agrária, e outro na EMEB Cecília Meirelles, no Jardim Paraíso.
Segundo a professora de judô, Fernanda Maccari Moreira Tateama, a redução da idade para iniciantes atende a pedido dos pais e também ocorre em função da modalidade permitir essa faixa etária. Além disso, a novidade vai ao encontro da política de valorização e incentivo aos esportistas de Valinhos já nas categorias de base.
Já a introdução do judô nas escolas dos bairros mais distantes tem como objetivo também incentivar a prática esportiva em horários alternados do período escolar e divulgar a modalidade. De acordo com Fernanda as vagas são prioritárias para os alunos das escolas, mas se não forem preenchidas na totalidade poderão ser estendidas à comunidade dos bairros Reforma Agrária e Jardim Paraíso.
Vagas no Parque Municipal
A Escolinha Municipal de Judô que funciona no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini” ainda tem vagas disponíveis para as seguintes idades, dias e horários: turmas de 4 a 7 anos, terça-feira, das 10h00 às 11h00 e das 14h30 às 15h30; turmas de 8 a 12 anos, de terça e quinta-feira, das 9h00 às 10h00; e turma de 12 a 17 anos, de terça e quinta-feira, das 15h30 às 16h30.
Os interessados podem se inscrever na própria Secretaria de Esportes, que fica na Rua Ataliba Nogueira, 47, ao lado do Ginásio Municipal “Vereador Pedro Ezequiel da Silva”, das 8h00 às 17h00. Mais informações 3829-5030.
Núcleos nos bairros
As aulas do núcleo da EMEB do bairro Reforma Agrária estão sendo ministradas desde o último dia 14. Elas ocorrem de segunda-feira, em três horários; das 7h30 às 8h30, das 8h30 às 9h30 e das 9h30 às 10h30. No total, estão inscritas 60 crianças, na faixa etária de 11 a 15 anos. Já as aulas no núcleo do bairro Jardim Paraíso terão início nesta segunda-feira, dia 28, e serão realizadas de segunda-feira, das 13h30 às 14h15 e das 14h15 às 15h00; e de quinta-feira, das 10h30 às 11h45 e das 11h15 às 12h00. O número de inscritos ainda não está fechado e serão atendidas crianças de 8 a 15 anos.
Oportunidade
Para o aluno Marcos Vinícius D’Lacqua, de 12 anos, cursando 7º ano e morador do bairro Reforma Agrária, a participação nas aulas de judô está sendo positiva tanto para a parte física quanto mental. “Essa é a primeira vez que pratico esporte fora do período escolar. Estou gostando muito. Está sendo bom para tudo”, conta.
Elisangela da Cruz Almeida, 15 anos, estudante do 7º e moradora do bairro Reforma Agrária, conta que sempre quis fazer judô. “Eu via as competições da modalidade na tv e achava muito bonito e legal. Eu queria muito praticar e agora estou aqui. Tenho vontade até de participar de competições”, afirma.