A primeira operação Cata-bagulho deste ano, promovida pela Prefeitura de Valinhos por meio das secretarias da Saúde e de Serviços Urbanos, tem início neste final de semana. No sábado, dia 19, serão percorridos os bairros Parque Portugal, Nova Espírito Santo, Capuava, Parque dos Cocais, Parque das Colinas, Jardim Centenário, Jardim Maria Rosa, Ana Carolina e Água Nova. Já no domingo, dia 20, será a vez do Jardim Paraíso, Cecap, Jardim Manacás, Jardim Novo Mundo 1, 2, 3, Fonte Nova, Palmeiras, Jardim Vitória Régia, Jardim Itapuã, Colina dos Pinheiros, Alpinas e São Bento.
A operação prosseguirá durante os meses de fevereiro e março com o objetivo de recolher das casas materiais em desuso, como garrafas, madeira e outros, que possam acumular água e servir de criadouro do mosquito da dengue e atrair roedores, baratas e outros insetos, que causam prejuízo à saúde das pessoas e degradam o meio ambiente. Com essa iniciativa, a Prefeitura quer evitar também que esses bagulhos sejam jogados em locais impróprios, como aterros clandestinos, terrenos baldios ou córregos, o que pode agravar os alagamentos e focos de dengue no período das chuvas.
A operação percorrerá em cinco finais de semana 120 bairros que foram divididos por regiões (confira programação). No dia programado para o caminhão passar no bairro, os moradores deverão colocar os bagulhos na calçada. Entulho de construção, pneus lixo orgânico não serão coletados na operação. Em caso de chuva, o recolhimento será transferido para o próximo final de semana.
A última operação realizada entre os dias 16 de outubro a 21 de novembro do ano passado recolheu perto de 600 toneladas de materiais, na maioria, móveis e madeira.
Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Saúde telefone 3829-5675, secretaria de Serviços Urbanos 3829-6033 ou sistema 156.
DIAS - BAIRROS