03 DEZ 2010
Prefeitura amplia frota de veículos

O processo de renovação da frota da Prefeitura de Valinhos na administração do prefeito Marcos José da Silva tem sido constante. Desde 2005 já foram investidos mais de R$ 5 milhões na compra de 98 veículos para atendimento a diversos setores, inclusive maquinários pesados. Somente neste ano foram incorporadas mais 17 unidades, todas adquiridas com verbas próprias da municipalidade.
Os automóveis comprados este ano foram dois modelos Gol e uma Kombi destinados à Secretaria da Saúde, além de um Gol e uma Parati para a Guarda Municipal. Também receberam mais veículos as secretarias de Obras Públicas, beneficiada com dois veículos Gol e uma Kombi, e de Serviços Urbanos, que agora conta com mais um Gol e um trailer para acomodar os servidores durante os trabalhos nas ruas.
Já a Secretaria de Assuntos Internos recebeu um Ford Fusion para atender o prefeito e dois veículos modelo Polo Sedan para o transporte dos secretários. Outra beneficiada foi a Secretaria de Licitações, Compras e Suprimentos que obteve uma GM Montana Combo. Outros dois carros foram destinados às secretarias da Educação, sendo um Gol e uma Kombi, e de Patrimônio e Arquivos Públicos, uma Kombi.

Máquinas pesadas
Mais seis veículos licitados devem ser entregues em breve, neste caso um Gol para a Saúde; uma Kombi e duas pick-up para a Educação; uma pick-up para o Fundo Social de Solidariedade; e uma GM Montana para a Secretaria de Transportes e Trânsito. Também estão sendo licitadas quatro máquinas, sendo uma patrol, uma escavadeira, um rolo e uma minicarregadeira tipo bob cat para atender a Secretaria de Obras Públicas.
O secretário de Licitações, Compras e Suprimentos, Jorge Luiz De Lucca, diz que a política de contenção de gastos da administração do prefeito Marcos é que tem permitido os investimentos, além da adoção de sistemas de pregões eletrônicos que possibilitam maior abrangência na área de concorrência e aumentam a participação de interessados. “A economia tem possibilitado maiores investimentos em serviços essenciais, entre eles a melhoria da frota municipal e uma constante manutenção nos veículos que possibilita prolongar a vida útil deles”, destaca.

Nova política
Conforme o secretário de Assuntos Internos, Aldemar Veiga Junior, as melhorias integram um conjunto de  medidas adotadas para oferecer ainda mais qualidade e agilidade de atendimento aos munícipes nas diversas áreas e a segurança dos servidores que utilizam os veículos do município para o exercício da função.
Ele lembra que o processo de renovação da frota foi iniciado pela administração do prefeito Marcos no começo de 2005. “Na época, a Prefeitura tinha 128 veículos, sendo que 28 deles estavam parados no almoxarifado municipal por falta de manutenção, e tão logo assumiu esta administração passou a recuperá-los e novos modelos foram comprados”, conta. O secretário relembra também que na ocasião o prefeito Marcos, ao tomar conhecimento da situação, ficou inconformado com o sucateamento da frota e colocou à mostra, onde hoje funciona o CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio), parte dos veículos que estava condenada sem condições até mesmo de ser consertada. “Se eu não mostrar essa situação que herdei, amanhã poderão dizer que era do meu governo", argumentou o prefeito.
Atualmente, conforme balanço da Secretaria, há 188 veículos em atividade. Estes somados aos 10 já licitados e que em breve serão incorporados à frota, totalizarão 198 unidades representando um aumento de 55% se comparado ao início de 2005. Entre os automóveis comprados nos últimos anos estão três ambulâncias que se somam a outras cinco reformadas e duas oferecidas pelo Governo do Estado. Foram também incorporados à frota da Saúde outros 19 veículos, entre eles modelos Kombi, Gol e Saveiro. Na área de Segurança, a Guarda Municipal recebeu 10 motocicletas e cinco veículos Gol para reforçar o policiamento. Houve ainda a compra para a Secretaria de Obras Públicas de seis caminhões, sendo dois com carrocerias abertas, dois basculantes e duas irrigadeiras, além de duas retroescavadeiras, uma patrol e uma pá carregadeira.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024