03 DEZ 2010
Avenida Gessy Lever terá radar
Faixas serão instaladas com antecedência para orientar os motoristas
Está programado para entrar em operação, na primeira quinzena de agosto, um equipamento de radar na Avenida Gessy Lever, nas proximidades da alça de acesso ao Viaduto Laudo Natal. O radar para o registro de excesso de velocidade irá captar imagens em ambos os sentidos da avenida, ou seja, de quem trânsita no sentido Vila Santana e Lenheiro, e de quem vem para o Centro pelo viaduto ou pelo Lenheiro. Nesta terça-feira, dia 20, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, deu início a implantação do sistema com a colocação das colunas que  irão suportar os equipamentos eletrônicos de fiscalização. A medida faz parte do programa de redução e prevenção de acidentes adotado pela Secretaria na administração do prefeito Marcos José da Silva.
De acordo com o secretário da pasta, Ademir Bueno Martins, assim como foi adotado na implantação dos demais pontos de radar, que funcionam em sistema de remanejamento rotativo, serão colocadas faixas no local para avisar os motoristas sobre o início da operação com antecedência.
“Também vamos implantar sinalização de solo e placas para orientar os motoristas quanto à existência do equipamento e o limite de velocidade  naquele trecho da Avenida que está regulamentado em 60 quilômetros por hora”, explica Martins.
A operação do radar começará após a aferição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). O secretário informa que a medida visa conter os excessos na avenida para oferecer maior segurança aos transeuntes.
“Essa via apresenta um fluxo intenso de veículos  que trafegam em direção tanto aos bairros daquela região quanto a Campinas, utilizando a alça do viaduto. Já o lado oposto é via de acesso ao Centro. Temos notado que os motoristas estão cometendo abusos de velocidade neste trecho, área próxima ao Centro da cidade, onde há intensa mobilidade de pedestres, por isso optamos pela instalação do radar”, esclarece.