03 DEZ 2010
30 músicas se classificam para as finais do Festivali
As 30 músicas classificadas para as semifinais do Festivali (Festival Valinhense de Música Popular Brasileira) serão apresentadas nos próximos dias 28, 29 e 30 (quarta, quinta e sexta-feira), às 19h30, no Auditório Municipal, com entrada franca. A grande final, com as músicas selecionadas nos três dias, será no dia 31, sábado, no mesmo horário e local. A promoção é da Secretaria da Cultura de Valinhos.
Uma comissão julgadora escolheu as 30 músicas semifinalistas em meio a quase 140 composições inscritas. Os trabalhos abrangeram várias manifestações contemporâneas, como samba, choro, bossa nova, tropicália, sertanejo, rock, entre outras, e a seletiva poderá ser conferida ao vivo nas semifinais. A premiação para este ano soma R$ 9 mil.
O Festivali foi criado na primeira administração do prefeito Marcos José da Silva em 1992, e depois voltou a ser realizado em 2005, quando Marcos voltou a ser prefeito pela segunda vez.
Para o secretário de Cultura, Mário Farci, os festivais musicais e artísticos são importantes para contribuírem para a formação cultural das pessoas, impedindo que a música popular brasileira seja tratada de uma forma comercial, com esquemas de mídia que conduzem o processo da música. “É em eventos como esse que percebemos a qualidade da criação cultural que a grande mídia não tem interesse em divulgar, e daí surgem grandes trabalhos”, afirmou.
O Auditório Municipal fica na rua 21 de Dezembro, nº 66, no Centro.