03 DEZ 2010
Defesa Civil de Valinhos reunirá Corpo de Voluntários

A Defesa Civil de Valinhos, órgão ligado à Secretaria de Defesa do Cidadão da Prefeitura, irá reunir nesta sexta-feira, dia 23, às 19 horas, na Sala Ivan Fleury Meirelles, cerca de 30 integrantes do seu Programa de Corpo de Voluntários, criado em maio deste ano pelo prefeito Marcos José da Silva. O objetivo do encontro, segundo o diretor do Departamento de Coordenadoria de Defesa Civil, Eduardo Matias, é dar início ao treinamento dos voluntários. O Programa é uma iniciativa pioneira na RMC (Região Metropolitana de Campinas) e oferecerá treinamento básico sobre o papel da Defesa Civil, tanto na prevenção de desastres e catástrofes, quanto no socorro e assistência às vítimas, além da recuperação do município em situações de urgência e calamidade públic
“Vemos diariamente muitas catástrofes e as Defesas Civis do País sentem muita dificuldade com a falta de pessoas para ajudar, que estejam bem preparadas. Por isso implantamos este programa que possibilitará preparar pessoas como voluntárias em situações de emergência”, diz o prefeito Marcos. Ele ressalta, porém, que o voluntário atuará como um apoio aos órgãos competentes que realizam o socorro, como o Corpo de Bombeiros, profissionais da área da Saúde e da própria Defesa Civil.
“A Defesa Civil de Valinhos, no decorrer dos últimos quase seis anos, na administração do prefeito Marcos, tem se preocupado em levar à comunidade a importância da participação de todos, e não só do Poder Público, na responsabilidade de prevenir situações de riscos e de colaborar em casos de emergência. Cada voluntário será um agente multiplicador de informações, visando diminuir ocorrências, e peça fundamental em casos de urgências e emergências no dia-a-dia”, explica Matias. “Pare se ter uma ideia, há a movimentação de cerca de 32 aeronaves que sobrevoam Valinhos diariamente, 33 postos de gasolina, 29 depósitos de gás, além duas faixas de dutos de combustíveis que cortam o município que não devemos descartar a probabilidade de riscos de desastres”, conta o diretor.
No encontro com o Corpo de Voluntários desta sexta-feira, além de tratar sobre essas situações de risco, Matias explica que dará ênfase à Operação Estiagem, em andamento, ressaltando quantos aos riscos das queimadas em áreas verdes para o meio ambiente e saúde. “Também vamos prepará-los para a Operação Verão que terá início em dezembro, inclusive com a realização de um simulado de resgate à vítima de soterramento. A proposta é, além de passar informações sobre prevenção de acidentes e desastres provocados pelas águas das chuvas, deslizamentos de terra ou raios, é orientá-los para que desde já nos ajudem como agentes multiplicadores de informações junto à comunidade”, diz.

Onde se cadastrar
Para se cadastrar no Corpo de Voluntários, os interessados deverão preencher um formulário na sede da Defesa Civil, localizada na Rua Dr. Fernando Leite Ferraz, nº 705, no Jardim Europa (junto à sede da Guarda Civil Municipal), ou na recepção do saguão da Prefeitura. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3859-2055. Matias destaca que qualquer pessoa maior de 18 anos, que tenha espírito de voluntariado, pode integrar a equipe. “Para que possamos agilizar as ações, esperamos contar com participação da sociedade e, para isso, cadastrar o maior número possível de voluntários, pois Defesa Civil somos todos nós".