03 DEZ 2010
Obras da creche do Parque Portugal estão em fase de revestimento
A construção do CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) no Parque Portugal está em fase de revestimento. Esta será a sétima unidade municipal e a quarta a ser instalada pelo governo do prefeito Marcos José da Silva. Graças à construção de novas unidades e à celebração de convênio com as creches do Centro Educacional Infantil ABC e do Instituto Educacional Castelo Baluarte, no início deste ano a lista de espera para matrícula nas creches municipais praticamente foi zerada. Os recursos para a unidade do Parque Portugal são provenientes do programa “Pró-infância” do Ministério da Educação no valor de cerca de R$ 941 mil e uma contrapartida da Prefeitura de mais de R$ 156 mil. O convênio prevê também equipar e mobiliar a unidade, quando ela estiver concluída, com o repasse desde móveis, utensílios e computadores. A creche está sendo construída em terreno de 2.780 metros quadrados, localizado em frente à EMEF (Escola Municipal do Ensino Fundamental) “Marli Aparecida Borelli Bazetto”, que foi doado pela família de Oscar Walker. O secretário da Educação, Zeno Ruedell, ressaltou que o Parque Portugal foi escolhido atendendo levantamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que apontava a região como sendo uma das que possui um maior número de crianças em idade de creche e também pela distância que ele fica de outros bairros que possuem CEMEI e poderiam atender essa demanda. Maior Segundo o secretário de Obras Públicas, José Antonio Francisco Alves, a unidade será a maior do município e terá 1.118,48 metros quadrados de construção distribuídos em setores: para atendimento das crianças, administrativo, de serviços, multiuso, pátio, refeitório e anfiteatro. O prazo para construção da obra é de 12 meses. “É uma creche com a planta diferente das outras unidades do município, pois a mesma é do Governo Federal. Pelo convênio, cabe a Prefeitura licitar a empresa que executará a obra, o que já foi realizado, fiscalizar o andamento dos trabalhos e prestar contas ao Ministério da Educação”, explicou o secretário de Obras. Segundo Zeno Ruedell, pelo projeto do Governo Federal a creche atenderá 120 crianças. As em idade até 3 anos e 11 meses permanecerão na unidade em período integral e as de 4 e 5 anos ficarão meio período na creche e o outro tempo na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica), que funciona em prédio localizado próximo ao CEMEI.