03 DEZ 2010
Chuva alaga Posto de Saúde do São Bento e atendimento é suspenso

A chuva que atingiu Valinhos na manhã desta quinta-feira, dia 15, e registrou 32 milímetros de volume de água em 20 minutos, alagou o Posto de Saúde do bairro São Bento do Recreio, que fica na divisa de Valinhos com Itatiba. Segundo informações de funcionárias da unidade, a água jorrou pelas luminárias. As dependências atingidas foram a recepção, dois consultórios e a farmácia. Assim os pacientes que estavam recebendo atendimento no local foram dispensados, com as consultas agendadas para outras datas e o atendimento geral foi suspenso.
No início da tarde o secretário de Obras Públicas, José Antonio Francisco Alves, acompanhado pelo diretor de obras, Jânio dos Santos, e do diretor da Defesa Civil, Edudardo Matias, vistoriaram o local. Segundo Alves, a inundação ocorreu em função da chuva muito forte e acompanhada granizos, que acabou entupindo as calhas e enchendo a laje com um grande volume de água.
Ainda na tarde de quinta-feira, os medicamentos disponíveis no Posto de Saúde foram encaminhados para o CAFFI (Centro de Atendimento Farmacêutico e Fisioterápico) e os equipamentos utilizados em consultas médicas guardados na EMEB Horácio Salles Cunha, que fica ao lado da unidade de saúde do bairro.
Nesta sexta-feira, o atendimento continuará suspenso por orientação da Secretaria da Saúde para limpeza do prédio e também para que a Secretaria de Obras Públicas possa realizar no local os reparos necessários. O atendimento deve retornar a normalidade no próximo dia, 19, segunda-feira.

Novas instalações
O bairro São Bento do Recreio terá em breve uma nova Unidade Básica de Saúde, que será construída junto ao CLC (Centro de Lazer e Cidadania), que fica na área adquirida pela Prefeitura e que antes abrigava um hospital psiquiátrico localizado no bairro. O prefeito Marcos José da Silva assinou convênio no valor de R$ 300 mil para está obra há trinta dias. No momento a obra está em fase final de licitação e o início está previsto para a segunda quinzena de setembro. O convênio foi viabilizado por meio do FUNDOCAMP (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas), formado por recursos do Estado e das 19 cidades da RMC para ser investido em projetos de interesse metropolitano.
A nova UBS São Bento ficará instalada em uma área de 319 metros. Depois de pronto o próprio municipal contará com três consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, sala administrativa, copa, sala de procedimentos de enfermagem, sala de vacina, sala de preparo de materiais, sala de higienização, farmácia, sala de inalação, sala de coleta de materiais, sala de medicação, espaço de circulação/espera, cinco sanitários, um DML, abrigo de resíduos, sala de espera onde ficará o balcão de recepção e varanda na entrada.