03 DEZ 2010
FESTA DO FIGO Agricultores e expositores são premiados

A premiação dos Agricultores Expositores da 61ª Festa do Figo e 16ª Expogoiaba foi realizada no último dia 26, sábado, durante solenidade no Pavilhão de Exposição de Frutas, do Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”. Na ocasião, o prefeito Marcos José da Silva agradeceu os agricultores que são os protagonistas do evento e aproveitou para anunciar recursos que conseguiu junto aos governos Estadual e Federal que irão beneficiaro o setor, com melhorias nas estradas do Macuco e região e verba para construção de novo espaço na Festa para exposição e venda de frutas.
O presidente da Comissão Organizadora da Festa do Figo agradeceu todo o trabalho dos membros de sua equipe, os patrocinadores do evento e todos os agricultores participantes da premiação. “Afinal, a cultura de uma fruta campeã é resultado de um trabalho de meses e meses. O cultivo da fruta já tem o perfil de campeã”, disse Jorge de Lucca.
Foram premiados 25 produtores, em cinco categorias de frutas, além de três produtores do painel da semana e 24 menções honrosas. Na ocasião, foi promovido ainda um sorteio de 20 sacos de adubos Itale e uma impressora e um notebook, que tiveram como vencedores Moysés Pagatto e Carlos dos Santos, respectivamente.
Nesta quarta-feira, dia 30, os agricultores premiados receberam os prêmios na Casa da Agricultura pelas mãos da diretora Cristiane Fabiano. Nas categorias figo e uva, o 1º lugar recebeu uma TV de 32 polegadas; o 2º lugar um aparelho de som e um DVD; e o 3º lugar um DVD. Na categoria goiaba vermelha, o 1º lugar ganhou uma TV 32 polegadas e 150 embalagens para goiaba; o 2º lugar 2,5 mil embalagens; e o 3º lugar 1,8 mil embalagens. Já na categoria goiaba branca foi premiado somente o produtor que ficou em 1º lugar que levou para casa uma TV 32 polegadas. Todos os participantes receberam  prêmios, como troféus, sacos de sulfato de cobre e EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Novidades
O prefeito Marcos anunciou durante a premiação dos agricultores que conseguiu com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa “Pró-vicinais”, verba para obras de melhorias no asfalto na Estrada do Macuco e região, incluindo as Estradas Governador Mário Covas e Luiz de Queiroz. Além disso, ele informou os agricultores sobre a inserção no Programa “Melhor Caminho” do trecho de terra, entre o Camping Macuco, passando pela EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Dona Carolina de Oliveira Sigrist, no bairro Capivari, até a Rodovia Miguel Melado Campos, que liga Vinhedo ao Aeroporto de Viracopos. “Mesmo assim, ainda estamos atrás de conseguir o asfalto para este trecho, em pelo menos dois quilômetros, até a escola do Capivari”, completou.
O “Melhor Caminho” é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento que visa melhorar a condição de escoamento da produção agrícola do Estado. O objetivo é aperfeiçoar o sistema de transporte incluindo construção, recuperação e manutenção das estradas de terra.
Em relação à Festa do Figo, o prefeito destacou primeiramente a mudança positiva do local de exposição e venda de frutas que foi feita no evento deste ano. “Foi uma experiência nova e aprovada pela grande maioria, mas que requer algumas melhorias, as quais foram observadas por nós e serão feitas para o evento de 2011”, disse o prefeito.
Quanto à verba para a construção de novo espaço na Festa para exposição e venda de frutas, que ficará no antigo Redondel, Marcos relatou que conseguiu com o presidente Lula, por meio do Ministério de Turismo, R$ 700 mil. “Este novo local irá beneficiar também os produtores rurais que participam da feira realizada aos sábados no Parque Municipal e outros eventos que possam ser programados para o local”, acrescentou.
A obra do novo espaço para exposição e venda de frutas terá contrapartida de R$ 920 mil pela Prefeitura, totalizando R$ 1,6 milhão. Também serão incluídos no projeto, que está sendo aprovado junto aos órgãos do Governo Federal, a construção de novos sanitários, próximos ao local. O início previsto para obra é logo após o término da Festa do Figo de 2011.