03 DEZ 2010
Marcos anuncia iluminação da estrada da Fonte Mécia

O prefeito Marcos José da Silva anunciou nesta semana uma boa notícia para os proprietários de chácaras, residências e empresas ao longo da estrada da Fonte Mécia, no bairro Capuava. A tão esperada iluminação desta importante via da cidade será implantada pela CPFL Paulista (Companhia Paulista de Força e Luz) dentro de aproximadamente 60 dias. O custo da obra é de R$ 71 mil e será totalmente pago pela Prefeitura. A implantação da benfeitoria integra o programa de melhoria da iluminação pública da cidade e também atende solicitação do vereador Israel Scupenaro, líder do prefeito na Câmara Municipal.
Segundo a secretaria de Obras Públicas, a iluminação será implantada desde a Avenida Albertina de Castro Prado, passando por trecho da Rua João Tordin, seguindo pela Estrada da Fonte Mécia até o caminho de servidão. Para a implantação, serão instalados 41 postes de concreto com 87 conjuntos de iluminação pública (lâmpada, luminária, braço e reator) e estendido três quilômetros de rede secundária. As lâmpadas serão a vapor de sódio com 150 watts de potência.
Além da iluminação, a Secretaria de Transportes e Trânsito iniciará em breve a sinalização horizontal (pintura de solo) e vertical (placas) da via. "Também serão implantados redutores de velocidade, tipo lombadas, nos trechos que apresentam riscos de atropelamentos e acidentes, atendendo a solicitação de moradores e vereadores", afirmou o secretário Ademir Bueno Martins.
De acordo com o prefeito, a estrada é movimentada, sendo inclusive utilizada para transporte de mercadorias e frutas produzidas em chácaras e indústrias localizadas ao longo da via. "O número de pedestres e veículos que transitam pela estrada também está aumentando devido à abertura de novos condomínios. Por isso, classifico essas melhorias na via como muito importantes para a segurança dessas pessoas", destacou Marcos.
O prefeito ainda se lembrou que essas obras vêm se somar a outras duas importantes melhorias naquela região obtidas em seu governo: a pavimentação da Avenida Albertina de Castro Prado e a construção da Rotatória na Rodovia dos Agricultores, que são acessos muito utilizados para a Estrada da Fonte Mécia.
O presidente do Sindicato Rural de Valinhos, Adilson Roncáglia, elogiou a iniciativa da administração municipal e destacou que a iluminação e a sinalização da Estrada da Fonte Mécia vão garantir maior segurança aos agricultores e a todas as pessoas que trafegam pela via . “Vai levar mais segurança e qualidade de vida às essas pessoas que moram naquela região”, afirmou.
Já o presidente da Associação Agrícola de Valinhos e Região, Pedro Pellegrini, que tem uma propriedade na estrada, ressaltou que a iluminação é “uma melhoria e tanto. Com o asfalto e agora a iluminação o bairro só tem a ganhar. A iluminação vai ajudar principalmente na questão da segurança, principalmente dos que transitam durante a noite, como muitos estudantes e trabalhadores. Agradeço ao prefeito Marcos por isso e por tudo que ele vem fazendo pelos agricultores e por Valinhos”.
Antonio Luiz Scarabelli, outro proprietário de chácara na região, contou que essa melhoria já era reivindicada há muito tempo. “Muitos amigos e parentes nem vinham nos visitar à noite devido a escuridão na estrada e a sensação de insegurança. Com certeza com a iluminação vai mudar isso e ficar bem melhor”.
O diretor de Divisão do Departamento de Apoio ao Agricultor, João Lona, que também tem chácara na estrada, afirmou que a iluminação vai melhorar a qualidade de todos que utilizam a estrada. “Com o asfalto e abertura de novos condomínios, aumentou bastante o fluxo de veículos e pedestres na via e a iluminação é fundamental para a garantia da segurança”.

Outros investimentos
Assim como a Estrada da Fonte Mécia, em maio o prefeito Marcos e a CPFL Paulista anunciaram um pacote de obras dentro do plano de modernização da rede de energia elétrica de Valinhos que prevê investimentos de mais de R$ 6 milhões. O plano objetiva melhorar a rede elétrica do município, minimizando a poluição visual e as ocorrências emergenciais de falta de energia. Parte deste plano já teve início com a execução de obras de manutenção e melhorias na rede de distribuição que atende o bairro São Bento do Recreio.