03 DEZ 2010
Obras na Estrada da Boiada devem ser finalizadas em setembro

As obras de recuperação e asfaltamento da Rodovia Visconde de Porto Seguro (SP-332), também conhecida como Estrada da Boiada e que liga Valinhos a Campinas, estão a todo vapor e devem ser concluídas em setembro. Em maio os trabalhos foram retomados pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagens) no trecho que passa por Valinhos. Ao todo as melhorias atingirão cerca de quatro quilômetros, entre a Rodovia Comendador Guilherme Mamprim, passando pelo Colégio Visconde de Porto Seguro, até a ponte na divisa com Campinas, no Anel Viário José Roberto Magalhães Teixeira. A melhoria irá se somar à pavimentação dos três quilômetros de terra da estrada da Boiada, que liga Valinhos a Vinhedo. As obras ao todo incluem pavimentação dos trechos de terra, recuperação do pavimento existente, construção de t erceira faixa em pontos estratégicos e acostamento, além da sinalização.
No momento, em Valinhos, as obras estão sendo executadas no trecho entre a Rodovia Comendador Guilherme Mamprim e a divisa com Vinhedo. Na altura do condomínio Vale do Itamaracá o recapeamento já foi finalizado, faltando a sinalização horizontal e vertical.
Os trabalhos haviam sido paralisados no ano passado por determinação da Justiça que concedeu liminar à ação civil pública impetrada pelo promotor José Roberto Albejante. O motivo é que as intervenções na estrada estavam sendo realizadas sem o devido licenciamento ambiental.  O Ministério Público e o DER formalizaram um acordo em outubro do ano passado e as obras na antiga estrada puderam ser retomadas entre Campinas e Valinhos, mas com modificações em relação à proposta inicial.
Pelo acordo, o trecho que passa na altura do bairro Country Club será asfaltado até a Rodovia Guilherme Mamprim, mas continuará tendo apenas uma pista. O prefeito Marcos José da Silva (PMDB) havia apresentado pedido junto à Secretaria Estadual de Transportes para a duplicação deste trecho, por causa do grande volume de veículos que fogem do pedágio e passam por ali, causando transtornos para moradores de bairros como o Morada do Sol e Universo, que margeiam a estrada, e no Country Club. O pedido do prefeito Marcos para a duplicação foi também porque, na parte de Vinhedo, a estrada já é duplicada e quando chega em Valinhos sofre um estrangulamento com uma pista só. Mas o acordo entre DER e MP prevê que o trecho não será duplicado.
O prefeito Marcos criticou parte desse acordo, por não ter sido a prefeitura de Valinhos consultada sobre os reflexos que advirão da não duplicação que, segundo ele, tinha que ser realizada. Ele acredita que no trecho a tendência é aumentar a fuga de pedágio e que os riscos de acidentes e os estragos nas ruas das imediações só irão aumentar. “O que poderá amenizar esses riscos é que no acordo entre DER e Ministério Público consta a fiscalização que poderá ser exercida pelo próprio DER proibindo, ao longo da estrada, a circulação de veículos com mais de seis toneladas. Mas isso ainda é só suposição”, disse o prefeito.

Rotatória
Outro ponto do acordo firmado entre MP e DER e que preocupa o prefeito Marcos é a previsão da construção de uma rotatória para ligar a Estrada da Boiada ao bairro Country Club, pela rua Eunice Baroni. “Essa rotatória vai facilitar ainda mais o aumento de fluxo de veículos pelas ruas do bairro e congestionar ainda mais no cruzamento próximo ao colégio Etapa. No documento de acordo entre MP e DER está detalhado que onde atualmente ocorre a transição do asfalto para um trecho em terra será implantada uma rotatória alongada em nível, de modo a distribuir adequadamente o tráfego entre a rodovia e Bairro do Country Club”.