03 DEZ 2010
Prefeitura inicia instalação de contêineres para lixo orgânico no Centro no dia 1º

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, começará a instalar, a partir do próximo dia 1º de julho, 20 contêineres na região central para o depósito de lixo orgânico originário do comércio. A medida visa evitar que esse material fique exposto nas calçadas até a passagem dos caminhões de coleta, à noite, e seja revirado por cachorros ou arruaceiros.
Segundo o secretário da pasta, José Eduardo Figueiredo, na área central é coletada diariamente uma tonelada de lixo, entre orgânico, da varrição de ruas e das lixeiras. “O lixo jogado nas ruas compromete o visual da cidade e, no caso de chuva, pode ir para as bocas de lobo e, dessa forma, ajudar a causar alagamentos”.
A implantação dos contêineres, com capacidade para armazenar mil litros, será viabilizada pela empresa que presta serviço de limpeza pública à Prefeitura, que também ficará responsável pela higienização e manutenção. Segundo Eduardo, os contêineres serão instalados nas ruas Antonio Carlos, 13 de Maio e 7 de Setembro, Largo São Sebastião e Avenida Imigrantes.
“Acreditamos que a implantação desses contêineres fechados deve melhorar muito a limpeza da área central, pois os mesmos possibilitarão a destinação adequada do lixo. Mas precisamos que os comerciantes colaborem levando o lixo até os contêineres”, conclamou o secretário.

Lixeiras
Além desse investimento, a Prefeitura iniciou a substituição de 100 lixeiras em estado ruim de conservação na área central. “Nós vamos reformar as que forem retiradas e posteriormente instalá-las nas praças dos bairros”, contou o secretário, acrescentando que ao todo são cerca de 400 lixeiras por toda cidade.
“É importante que as pessoas se conscientizem que lixo deve ser jogado no lixo. Essa postura é fundamental para mantermos a cidade limpa, bonita e com qualidade de vida. A Prefeitura tem se esforçado neste sentido, mas é importante que todos façam a sua parte”, concluiu Eduardo.

Recomendações
-         Jogar lixo no lixo
-         Colocar o lixo para a coleta próximo do horário do caminhão passar ou em suportes
-         Aguardar o cata-bagulho para se desfazer de móveis, eletrodomésticos e outros objetos