Município manteve classificação B+, ‘muito eficiente’ na somatória dos índices e apresentou evolução em educação e tecnologia da informação
Na segunda edição do estudo elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) que mede a efetividade na gestão municipal, Valinhos subiu em duas das sete áreas analisadas, mantendo o conceito ‘B+’, ‘muito efetivo’. O IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) foi divulgado na sexta-feira, 2/12, tendo como base o ano de 2015.
Além de Valinhos, mais três cidades na Região Metropolitana de Campinas (RMC) obtiveram essa classificação (Indaiatuba, Vinhedo e Artur Nogueira), totalizando 62 municípios entre os 645 do Estado. “A melhora em diversos setores da administração municipal é visível. Fruto de um trabalho compromissado e transparente”, destacou o prefeito Clayton Machado.
De acordo com o estudo, a educação valinhense passou do conceito ‘B’ no ano passado (com dados de 2014) para o conceito ‘B +’ este ano (com dados de 2015). Outro setor que obteve sensível melhora foi o de ‘governança e tecnologia de informação’ que saltou de ‘C’ passou a ser ‘C+’.
Nos demais índices, Valinhos manteve a classificação: Saúde ‘(B+)’, Planejamento ‘(B)’, Gestão Fiscal ‘(B+)’, Meio Ambiente ‘(B)’ e Defesa Civil ‘(A)’. As notas vão de ‘A’ a ‘C’, na qual ‘A’ é uma gestão altamente efetiva e ‘C’ uma gestão com baixo nível de adequação.
O IEGM permite a medição e acompanhamento dos serviços públicos e da efetividade dessas políticas públicas, além da qualidade dos gastos e dos investimentos realizados pelas prefeituras. Para acompanhar a íntegra do estudo, acesse: http://iegm.tce.sp.gov.br/
Comparativo 2014 x 2015