Foram feitas em média mais de 500 substituições por mês
O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) realizou desde 2013 até o momento a troca de aproximadamente 18.300 hidrômetros em todos os bairros da cidade que possuem ligações de água, sendo 3.220 neste ano. O investimento feito para garantir o serviço foi de cerca de R$ 1.171 milhão, com verbas próprias. A Autarquia divulgou o balanço nesta quarta-feira, 29/11. A principal função do equipamento é registrar o volume de água consumido pelo cliente e ajuda no combate as perdas de água distribuída e faturada, além de auxiliar na detecção de vazamento internos de residências, condomínios e empresas.
De acordo com o Departamento de Operação e Manutenção do DAEV, foram substituídos até o último dia 22/11 cerca de 3.200 hidrômetros, sendo três mil de trocas preventivas (Equipamentos que possuem mais de cinco anos de uso) e 220 de trocas corretivas (Equipamentos que apresentam algum problema técnico espontâneo ou de forma premeditada, como fraude, por exemplo).
Hidrômetro - O equipamento utilizado atualmente pela Autarquia é o velocímétrico, sendo que o DAEV utiliza dois modelos: multijato e unjato. Os aparelhos possuem relojoaria com cilindros ciclométricos (onde é realizada a leitura). A cúpula que envolve a relojoaria é em vidro temperado para evitar fraudes e possui a logomarca do DAEV. Os hidrômetros atendem a Portaria 246 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que estabelece as normas e diretrizes do uso e manutenção dos hidrômetros.
Crédito das fotos: Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos - DAEV - Hidrômetros foram trocados este ano