03 DEZ 2010
Exposição em comemoração aos 85 anos de Haroldo Pazinatto é aberta neste sábado

O 4º Concurso Fotográfico “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto” tem como novidade a exposição “Arte e Memória” em homenagem aos 85 anos de nascimento do fotografo valinhense que dá nome ao evento. Ela será aberta neste sábado, às 19h30, no saguão do Paço Municipal, juntamente com a mostra das fotos participantes da competição. A exposição prossegue até o dia 31 deste mês.
Segundo o secretário de Cultura, Mário Farci, a exposição reunirá 30 fotos que foram emprestadas pela família Pazinatto. O objetivo é exibir um pouco da obra deste fotógrafo valinhense por meio de suas próprias reproduções, incluindo pessoas, paisagens, fotos jornalísticas e cotidiano.
Já o concurso fotográfico premiará os três primeiros colocados com troféus e prêmios de R$ 1.000, 600 e 300 respectivamente. Puderam se inscrever fotógrafos amadores ou profissionais, maiores de 12 anos, com até cinco fotografias. Os trabalhos serão julgados por uma comissão que levará em conta os seguintes critérios: pertinência do tema proposto pelo concurso; beleza cênica do trabalho e seu aproveitamento jornalístico; plasticidade e clara identificação do uso e costume regionalizado. As fotos premiadas não serão devolvidas, sendo posteriormente encaminhadas à Secretaria de Cultura. De acordo com Farci, o objetivo é resgatar, preservar e difundir, pela arte da fotografia, a paisagem, a geografia, a vida e os costumes do povo valinhense.