03 DEZ 2010
Prefeitura colocará contêineres e lixeiras no centro
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, instalará no começo de abril 20 contêineres na região central, para o depósito de lixo orgânico originário do comércio. A medida visa evitar que esse material fique exposto nas calçadas até a passagem dos caminhões de coleta, à noite, e seja revirado por cachorros ou arruaceiros.
Segundo o secretário da pasta, José Eduardo Figueiredo, na área central é coletada diariamente uma tonelada de lixo, entre orgânico, da varrição de ruas e das lixeiras. “O lixo jogado nas ruas compromete o visual da cidade e, no caso de chuva, pode ir para as bocas de lobo e, dessa forma, causar alagamentos”.
A implantação dos contêineres, com capacidade para armazenar mil litros, será viabilizada pela empresa que presta serviço de limpeza pública à Prefeitura, que também ficará responsável pela higienização e manutenção. A municipalidade pagará um aluguel mensal no valor de R$ 3.200 pelos 20 contêineres. Segundo Eduardo, eles serão instalados nas ruas Antonio Carlos, 13 de Maio e 7 de Setembro, Largo São Sebastião e Avenida Imigrantes.
“Acreditamos que a implantação desses contêineres fechados deve melhorar muito a limpeza da área central, pois os mesmos possibilitarão a destinação adequada do lixo. Mas precisamos que os comerciantes colaborem levando o lixo até os contêineres”, conclamou o secretário.
Além desse investimento, a Prefeitura substituirá no começo de abril 100 lixeiras da área central em estado ruim de conservação, o que terá um custo de R$ 20 mil. “Nós vamos reformar as que forem retiradas e posteriormente instalá-las nas praças dos bairros”, contou o secretário, acrescentando que ao todo são cerca de 400 lixeiras por toda cidade.

Investimentos

A administração do prefeito Marcos José da Silva não tem medido esforços para melhorar a limpeza urbana. No início do mês, a Secretaria de Serviços Urbanos ampliou a varrição de rua em mais três bairros. Com isso, o serviço passou a atingir quase 100% das vias pavimentadas da área urbana. Os novos bairros incluídos foram Parque Portugal, Nova Espírito Santo e Parque dos Cocais, além de algumas ruas que foram asfaltadas recentemente. A coleta de lixo atinge atualmente 100% da área urbana e a de lixo reciclável, 85%.
A Prefeitura também realiza o cata-bagulho duas vezes ao ano. “É uma oportunidade para a população se desfazer de forma adequada de móveis e eletrodomésticos, além de latas, garrafas e outros objetos. Mais é importante que as pessoas aguardem o cata-bagulho, pois a desova irregular em áreas verdes prejudica o visual da cidade. Além do que, esses bagulhos podem servir de criadouros do mosquito da dengue, ratos, baratas e outros animais que transmitem doenças. A primeira operação cata-bagulho deste ano teve início no último dia 13 e será desenvolvida em cinco finais de semana em 119 bairros.
No Centro de Convivência “Brasil 500 Anos” a Prefeitura colocou há um ano dois funcionários para a limpeza diária da praça e do córrego. Isso foi necessário, segundo o secretário Eduardo, porque os usuários do local deixavam sempre um acúmulo de lixo, latas, garrafas PET e papéis, apesar das lixeiras existentes no local.
“É importante que as pessoas se conscientizem que lixo deve ser jogado no lixo. Essa postura é fundamental para mantermos a cidade limpa, bonita e com qualidade de vida. A Prefeitura tem se esforçado neste sentido, mas é importante que todos façam a sua parte”, concluiu Eduardo.

-         Jogar lixo no lixo
-         Colocar o lixo para a coleta próximo do horário do caminhão passar ou em suportes
-         Aguardar o cata-bagulho para se desfazer de móveis, eletrodomésticos e outros objetos
-         Não jogar lixo ou entulho em terrenos baldios ou áreas verdes