03 DEZ 2010
Começa na segunda nova etapa de vacinação contra gripe

A campanha de vacinação contra a gripe A entra na próxima segunda-feira, dia 22, na segunda etapa, que é destinada a gestantes, crianças entre seis meses a um ano e onze meses e pacientes com doenças crônicas. A primeira etapa para trabalhadores da Saúde termina nesta sexta-feira, dia 19.
Segundo a Secretaria da Saúde, a imunização das gestantes será de 22 de março a 21 de maio. Já a de crianças entre seis meses, um ano e onze meses irá até 2 de abril. A vacinação será realizada nas Unidades Básicas de Saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha dividida por etapas é conter a disseminação do vírus H1N1, bem como reduzir o número de mortes em decorrência desta gripe.
Segundo a Secretaria da Saúde, a vacina tem mais de 90% de eficácia e apresenta poucos efeitos adversos. Há relatos de dor no local da aplicação em 40% dos casos e outros de febre ou dor no corpo, mas nada grave.
Na forma intra-muscular, a vacina só não é indicada para pessoas que tiveram reação anafilática após a ingestão de ovo ou em dose anterior da vacina contra influenza. Segundo o Departamento de Saúde Coletiva, este ano não foi registrado nenhum caso de gripe A em Valinhos.

1.      Cronograma de Vacinação
·        1ª. etapa: 8 a 19 de março: trabalhadores da saúde e população indígena
·        2ª a 4ª. etapa: 22 de março a 21 de maio: gestantes
·        2ª. etapa: 22 de março a 2 de abril: crianças entre 6 meses a 1 ano e 11 meses de idade e pacientes com doença crônica